Últimos dias de inscrição nos cursos gratuitos de canto, percussão e violão do Fames nas Comunidades

Acaba na próxima terça-feira (18) o prazo de inscrição para os cursos gratuitos de canto, de percussão e de violão. As aulas fazem parte do programa Ocupação Social. São 900 vagas, sendo 180 para cada município: Vila Velha, São Mateus, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica e Pinheiros. As inscrições são feitas pelo site www.direitoshumanos.es.gov.br, clicando em Fames nas Comunidades.

“Uma oportunidade para que mais pessoas tenham acesso a aprender uma outra formação, a musical. Durante diferentes momentos de nossas vidas é a música quem nos acompanha. E são com oportunidades iguais a essas que novos talentos podem surgir em nosso Estado, em especial nas comunidades atendidas pelo Ocupação Social”, explica o secretário de Estado de Direitos Humanos, Julio Pompeu.

Formação

O projeto tem como objetivo facilitar o acesso à educação musical para crianças, adolescentes e jovens de baixa renda. Para participar basta ter de 10 a 24 anos de idade e, ao menos, morar no município onde será realizado o curso.

A divulgação do resultado será no dia 27 de julho, nos sites onde foram feitas as inscrições, com o início das aulas previsto para o mês de agosto.

É importante que os selecionados compareçam aos locais de realização dos cursos no primeiro dia de aula portando um documento com foto para realizar a matrícula. Os alunos menores de idade deverão estar acompanhados de um adulto. Caso não seja possível ir ao local, a matrícula poderá ser realizada depois, enquanto restarem vagas.

Locais das aulas

Em Ulisses Guimarães, Vila Velha, as aulas vão acontecer na Igreja Presbiteriana, que fica na Avenida Presidente João Goulart, nº 26; em Bom Sucesso, São Mateus, elas serão realizadas na EMEF Bom Sucesso, localizada na Avenida Gileno Santos.

Em Pinheiros, elas acontecem na sede do Conselho Pinheirense do Bem Estar do Menor, na Rua Maria Ortiz, nº 99, no Centro; já em Castelo Branco, Cariacica, serão na Igreja Assembleia de Deus, na Rua Rio Solimões, nº 16, próximo à EEEFM Dr. José Moyses; e, por fim, no bairro de Zumbi, em Cachoeiro de Itapemirim, as aulas vão acontecer na EMEB Julieta Deps Tallon, na Rua Oswaldo Malfacini, nº 92 (antigo 48).

Ocupação Social

O projeto Fames nas Comunidades é desenvolvido pela Faculdade de Música do Espírito Santo, em parceira com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), e faz parte das ações do Programa Ocupação Social.

O Programa tem como principal objetivo reduzir os índices de homicídio entre os jovens, que historicamente representam 40% das vítimas de crimes contra a vida no Espírito Santo.

São 25 bairros atendidos, entre Grande Vitória e interior, identificados como áreas de alta vulnerabilidade. Para mudar essa realidade, o Ocupação Social busca levar novas oportunidades ao público jovem, a exemplo de cursos profissionalizantes, de ações de promoção e formação em empreendedorismo, junto com projetos de geração de renda, acompanhados de atividades culturais e esportivas. Já são 10 mil oportunidades confirmadas para o ano de 2017.
Tecnologia do Blogger.