Câncer tem cura. Previna-se

Centro de Promoção Social da PMES completa 25 anos


O Centro de Promoção Social (CPS) completa, juntamente com o Hospital da Polícia Militar (HPM), 25 anos de atuação em prol dos policiais e bombeiros militar e seus dependentes.

Em outubro de 2013, o Decreto nº 3412-R de 15 de outubro de 2013 instituiu a nova organização básica da PMES. Na ocasião a Diretoria de Promoção Social passou a ser o Centro de Promoção Social junto à Diretoria de Saúde, que por sua vez, se torna o órgão responsável pela promoção das atividades de assistência educacional, habitacional, cultural, psicológica, familiar, lazer, e esportes aos integrantes da corporação. Em maio de 2014, o Centro de Promoção Social assumiu as novas instalações, mudando-se efetivamente para um espaço físico dentro do Hospital da Polícia Militar.

Atualmente o CPS atende as seguintes demandas: solicitação de transferência de OPM; atendimento de servidores com problemas de saúde física ou mental; atendimento a servidores que sofreram acidente em serviço; visita domiciliar ou hospitalar; atendimentos relacionados à dependência química; tentativa de suicídio/ tendência suicida; ocorrências traumáticas (lei nº 6.130 de 09 de fevereiro de 2000); conflito conjugal/ familiar; problemas financeiros; óbito de militares/ familiar e atendimento aos reeducandos do presídio militar e seus familiares.

A missão do CPS é contribuir de forma humana e social, entender, prover e orientar as pessoas atendidas visando todo o seu contexto como indivíduo, o seu meio familiar, seu convívio social e seu ambiente de trabalho, valorizando seus vínculos e respeitando seus direitos, garantindo acesso aos serviços externos (redes de apoio) e internos do HPMES e assim executando ações racionalizadas para um atendimento humanizado.

Comamas

Em 2010 foi criada, pela Diretoria de Saúde da PMES, a Comissão Multidisciplinar de Atendimentos aos Militares Estaduais Acidentados em Serviço (Comamas). A criação teve a finalidade de suprir as necessidades e proporcionar qualidade de vida aos militares acidentados em serviço.

Os trabalhos da Comissão funcionam no CPS/DS, interagindo com a equipe multidisciplinar do Centro.

Desde a sua criação, a Comissão atende as necessidades apresentadas pelos militares, providenciando e entregando próteses de membros superiores e inferiores, medicamentos, materiais médicos hospitalares, cadeiras de rodas, de banho, cadeiras modelo anfíbia (para tratamento hidroterápico), dentre outras.


Os militares acidentados que necessitarem do atendimento da Comamas devem procurar o Centro de Promoção Social/DS, ou manter contato pelos telefones 3636-6600 e 3636-6601.
Tecnologia do Blogger.