Kiev Ballet comemora 150 anos e contempla o Brasil como único país na turnê mundial

Kiev Ballet, o Balé Nacional da Ucrânia, comemora 150 anos com tributo a Tchaikovsky e contempla o Brasil como único país da América Latina na turnê mundial


No próximo dia 29 de agosto, a Área de Eventos do Shopping Vila Velha será transformada em um verdadeiro cenário de contos de fadas. O protagonista da noite será o Balé Nacional da Ucrânia - Kiev Ballet, que apresentará o “Lago dos Cisnes” (1876) e “A Bela Adormecida” (1888), em homenagem ao compositor russo Piotr Ilitch Tchaikovsky. O evento, que está sob o comando da Patrick Ribeiro Produções, faz parte da turnê mundial que comemora os 150 anos de existência da companhia. Em destaque, o Brasil é o único país da América Latina a receber o espetáculo.

O icônico “Lago dos Cisnes” conta a história do jovem príncipe Siegfried, que se apaixona por Odette, amaldiçoada a viver como um cisne até que um homem a jurasse amor eterno, quebrando o feitiço. A obra do compositor russo Tchaikovsky, idealizada em 1876 em Paris, é a primeira composição para balé feita por um compositor de sinfonias e concertos, em vez de um especialista em música para balé.


Já “A Bela Adormecida” é um prólogo de uma obra de três atos preparada entre os anos de 1888 e 1889 por Tchaikovsky, com libreto de Ivan Vsevolojsky e Marius Pepita, que também foi responsável pela coreografia. O balé é baseado em um conto de fadas clássico e muito conhecido, publicado em 1697 pelo renomado escritor francês Charles Perrault.

Famoso por apresentar coreografias originais clássicas, diferente das companhias russas, que são mais contemporâneas, o Kiev Ballet é considerada uma escola que conserva o clássico puro. Premiado com a Estrela de Ouro, prêmio máximo da Academia Francesa de Dança, se consagrou como uma das maiores companhias de dança do mundo. Além do Brasil, os artistas passarão por Holanda, Canadá, China, Japão e México.

História

O Kiev Ballet, também conhecido como Ballet Nacional da Ucrânia, é uma renomada companhia de balé da cidade de Kiev. Tem como sede e origem o Teatro de Ópera da Ucrânia, inaugurado em 1867, onde iniciou como um pequeno grupo de bailarinos que se apresentavam nas danças folclóricas e balés das óperas locais.

No início do século XX, com o crescente intercâmbio com as escolas russas, teve importante impulso com a chegada de bailarinos dos Balés Russos de Paris, que fugiam da 1ª Guerra Mundial, quando então começa a diversificar seu repertório e a formar bailarinos de nível internacional.


Em 1919, o diretor do Balé da Ópera de Kiev era Mikhail Mordkin, um dos grandes coreógrafos da Europa, que junto com a irmã do famoso bailarino Vatslav Nijinski, Bronislava, fundou a Escola Coreográfica de Kiev, onde foi revelado Serge Lifar, que posteriormente se tornou Diretor do Ballet do Teatro de Ópera de Paris.

Em 1950, começam a se apresentar nos principais palcos tanto da Cortina de Ferro como em países como Inglaterra e França, onde em 1960 foram agraciados com a Estrela de Ouro, o maior prêmio da Academia Francesa de Dança.

Após a independência da Ucrânia em 1990, o Kiev Ballet estende suas apresentações à América do Norte e Ásia, além de toda a Europa, se consolidando e sendo reconhecido como uma das principais companhias de balé clássico do mundo. Com as mudanças políticas e sociais do fim da união Soviética, a forte estrutura cultural e artística dos ucranianos lhes permitiu integrar a elite das companhias europeias de balé.

Em 2017, o Ballet Nacional da Ucrânia – Kiev Ballet comemora seu 150º aniversário. Um notável grupo de jovens bailarinos vai vir ao Brasil, com destaque para Yan Vanya, Tatiana Golyakova e Kateryna Kozachenko e um corpo de baile altamente selecionado para executar um programa especial e variado para deleite do público brasileiro, que recebe este expoente da dança clássica mundial. Entre as outras cidades eleitas para a passagem pelo Brasil, estão grandes centros como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis e Brasília.
SERVIÇO
Kiev Ballet apresenta Tributo a Tchaikovsky em Vila Velha/ES

Data: 29 de agosto, terça-feira
Horário: Início às 20h00 (abertura dos portões: 19h00)
Local: Área de Eventos Shopping Vila Velha - Av. Luciano das Neves, 2.418, Vila Velha – ES, 29.107-900

CLASSIFICAÇÃO: Livre
· Menores de 12 anos terão acesso ao evento somente acompanhados dos pais ou responsável legal;
· Todas as idades podem acessar o evento;
· Menores entre 0 a 24 meses (02 anos) não pagam ingresso, desde que assistam ao show ou espetáculo no colo do responsável.

INFORMAÇÕES:
Telefone: (27) 3533-2221
Whatsapp: (27) 99242-6062
Tecnologia do Blogger.