Câncer tem cura. Previna-se

Pesquisa da Faculdade Estácio aponta falta de interação de parlamentares com a sociedade pela internet

Foram analisados os canais de comunicação virtuais dos 30 deputados capixabas, disponibilizados por meio do site oficial da Assembleia Legislativa, e de 15 vereadores, pelo site da Câmara Municipal de Vitória


Numa época em que a população está cada vez mais conectada à internet, é importante que os parlamentares eleitos pela população se preocupem em dispor informações completas e atualizadas sobre o seu trabalho, com links que direcionem os eleitores para os devidos canais disponíveis em cada perfil. Porém, nem sempre isso é o que acontece. É o que mostra uma pesquisa realizada pela pesquisadora da área de Comunicação e Política da Faculdade Estácio, a jornalista Mayara Salles, orientada pela professora doutora Fabiana Franco.

Para verificar como é a comunicação online dos deputados estaduais e dos vereadores de Vitória com a população, e como se dá essa interação pela internet, Mayara analisou as informações que esses políticos colocam no site da Assembleia Legislativa do Espírito Santo e da Câmara Municipal de Vitória. A pesquisa dos deputados começou em outubro de 2016 e foi finalizada em maio de 2017. Já a pesquisa com os vereadores de Vitória começou em março deste ano e teve sua conclusão em maio.

Mayara explica que, no site da Ales, cada deputado tem seu perfil, onde pode inserir informações de contatos e ainda usar o gabinete virtual, uma ferramenta criada pela Mesa Diretora para divulgação de notícias, contatos e dados do parlamentar. “A pesquisa só considerou os perfis do site da instituição. Quando os links disponibilizados não funcionavam, não procurei informações no Google ou nas redes sociais. Isso porque o objetivo central era analisar a informação que é colocada ali apenas”, explica a pesquisadora Mayara.

Na pesquisa na home page da Ales foram testados os contatos disponíveis para o cidadão, tais como telefone, e-mail, redes sociais e gabinete virtual. Para analisar a efetividade dos e-mails, por exemplo, foram enviados pedidos de prestação de contas dos últimos dois meses e verificados se os e-mails encaminhados “voltavam” ou se a solicitação era respondida corretamente.

Dos e-mails informados no site, 26 eram oficiais, três não oficiais e um dos deputados informa dois e-mails, um oficial e outro não oficial. Dentre os e-mails enviados solicitando a prestação de contas, 19 dos 30 deputados não responderam, três responderam com o material solicitado e oito responderam, mas não enviaram o material.

Já a pesquisa com os vereadores mostrou que nenhum dos 15 parlamentares possui o perfil 100% completo e com as informações necessárias. Dos 14 que informaram o email, apenas sete responderam ao questionamento da pesquisadora, sendo apenas duas respostas com o material solicitado.

Para a professora coordenadora do estudo, Fabiana Franco, a pesquisa reforça que a fidelização dos eleitores deve ocorrer não somente na época de eleição, mas ser mantida durante toda a gestão. “O político deve reconhecer a importância da comunicação como algo perene. Ele deve manter atualizados seus canais para que o eleitor saiba onde encontrar a informação que precisa”, destaca. Fabiana ressalta ainda que uma pesquisa como essa dá aos alunos mais consciência da importância do trabalho da Comunicação, do direito à informação e do resgate da cidadania.

O trabalho da pesquisadora foi aceito no Seminário Nacional de Pesquisa Estácio e será apresentado em outubro, no Rio de Janeiro.


Confira abaixo os canais disponíveis no perfil de deputados e vereados, nos sites da Ales e da Câmara:


Canais de contato disponíveis no perfil dos deputados estaduais

Deputados
Telefone
E-mail
Site
Twitter
Facebook
Instagram
Canal
Youtube
Gabinete
Virtual
1- Almir Vieira
x
x






2- Amaro Neto
x
x






3- Bruno Lamas
x
x






4- Da Vitória
x
x
x
x
x


x
5- Dary Pagung
x
x
x
x
x



6- Doutor Hércules
x
x
x
x
x



7- Eliana Dadalto
x
x






8- Enivaldo dos Anjos
x
x






9- Erick Musso
x
x






10- Esmael Almeida
x
x






11- Euclério Sampaio
x
x

x
x



12- Freitas
x
x
x
x
x



13- Gildevan Fernandes
x
x





x
14- Gilsinho Lopes
x
x
x
x
x



15- Hudson Leal
x
x






16- Jamir Malini
x
x


x
x


17- Janete de Sá
x
x

x
x



18- José Carlos Nunes
x
x






19- José Esmeraldo
x
x
x
x
x



20- Luzia Toledo
x
x
x
x
x


x
21- Marcelo Santos
x
x
x
x
x



22- Marcos Bruno
x
x






23- Marcos Mansur
x
x






24- Padre Honório
x
x






25- Rafael Favatto
x
x






26- Raquel Lessa
x
x





x
27- Rodrigo Coelho
x
x
x
x
x



28- Sandro Locutor
x
x

x




29- Sergio Majeski
x
x
x
...
Tecnologia do Blogger.