Câncer tem cura. Previna-se

Saúde bucal das crianças


Os cuidados com a saúde começam desde bem pequeno, mas a higiene bucal também deve ser um hábito na vida de crianças e bebês. Essa rotina deve começar aos quatro meses de vida, pois até essa idade os bebês estão protegidos, pois existem anticorpos no leite materno. De acordo com a dentista Catarina Riva, a higiene bucal se inicia a partir do quinto mês, quando é necessário fazer a higienização da gengiva. “Deve-se molhar com  água filtrada uma gaze ou uma fralda limpa e passar na gengiva, bochecha e céu da boca”, revela.

A especialista ainda afirma que, aos seis meses começam a nascer os dentes da frente e é necessário fazer o mesmo processo com a fralda, mas, desta vez, é necessário passar o tecido também nos dentes. Já quando os primeiros molares – dentes de trás – nascerem aí sim pode fazer o uso da escova e creme dental. Já o fio dental só pode começar a ser usado quando a criança estiver com quatro anos de idade. “Também é importante que os pais fiquem atentos à alimentação das crianças, porque uma alimentação saudável, com pouco açúcar e amido, ajudam a prevenir a placa que causa cáries”, comenta.

Dra. Catarina Riva
Outra preocupação constante dos pais é para que seus filhos não quebrem os dentes. A dentista afirma que quando isso acontecer é preciso comunicar imediatamente um profissional da área, pois será ele quem fará o diagnóstico e determinará o tratamento adequado. Mas, de antemão, os pais podem dar um analgésico para aliviar as dores da criança e, se possível, guardar a parte quebrada do dente em água ou leite até chegar ao dentista, porque em alguns casos é possível reimplantá-lo.

Catarina Riva lembra que é preciso fazer o acompanhamento com um dentista desde o pré-natal e, depois que a criança nasce, a ida a um profissional deve ser com uma frequência de seis em seis meses. “Todas essas etapas devem ser feitas para que a criança não tenha medo de ir ao dentista e o mais importante é que ela tenha uma rotina diária de higienização bucal, pois isso diminui drasticamente problemas futuros”, conclui a especialista.
Tecnologia do Blogger.