Câncer tem cura. Previna-se

Especialista dá dicas para evitar problemas na coluna, nas articulações e surgimento de varizes


Você trabalha muito tempo sentado? Se a resposta for positiva, confira algumas dicas para evitar problemas na coluna, nas articulações e surgimento de varizes

Uma pesquisa realizada por uma rede nacional de comunicação mostrou que 63% dos entrevistados passam mais de seis horas por dia acomodados em uma cadeira enquanto trabalham. Esse número ilustra o atual modo de vida da grande maioria dos trabalhadores. 

Para minimizar as consequências de manter-se muitas horas sentado, algumas estratégias podem ser incorporadas ao dia a dia no trabalho - entre elas estão móveis de escritório adequados, prática de alongamentos e cuidado com a postura. 

O médico ortopedista da Unimed Vitória, Bernardo Terra, disse que as queixas mais frequentes nos consultórios de ortopedistas por conta da má postura nos locais de trabalho são as tendinites ( de punho, mão, cotovelo e ombro) e as cervicalgias (dores no pescoço). “A posição inadequada ocasiona uma sobrecarga na musculatura, gerando dores, contraturas, mialgias e processos inflamatórios”, alerta. 

Confira algumas dicas do médico Bernardo Terra para minimizar os incômodos e futuros problemas

1 – Se for possível, opte por cadeiras ergonômicas, com descanso para braço, regulagem no assento e encosto.
2 – Sempre esteja com os pés apoiados no chão, se preciso, adquira um apoio portátil. Isso evitará a estagnação da corrente sanguínea na região das pernas.
3 – Nivele os braços da cadeira com a altura da mesa para evitar tensão muscular na região dos cotovelos, ombros, braços e punhos.
4 – Mantenha as costas apoiadas no encosto da cadeira, respeitando a curvatura natural das costas.
5 – Fique de 40 a 70 centímetros distante do monitor e cuide da iluminação para evitar reflexos na tela.
6 – Alongue-se! Se o dia estiver “corrido”, movimente-se mesmo sentado. Faça movimentos circulares com os pés, tornozelos e cabeça; estique os joelhos, braços e mãos; movimente para cima e para baixo os ombros, braços e mãos.

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