Câncer tem cura. Previna-se

Cariacica participa da Semana Nacional de Mobilização contra o mosquito da dengue



Entre os dias 23 e 27 de outubro é realizada a Semana Nacional de Mobilização com os Setores Educação, Assistência Social e Saúde no combate ao Aedes aegypti. Durante esses dias, os governos federal, estadual e municipal desenvolvem ações para conscientizar os cidadãos sobre como evitar a proliferação do mosquito e, assim, diminuir os casos de dengue, zika e chikungunya. No Dia D de Mobilização, 25 de outubro (quarta-feira), haverá uma ação na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Padre Gabriel Maire (Caic), em Porto Novo. Das 9h às 11h, haverá atividades lúdicas e educativas para os alunos da escola e para os usuários do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) do bairro.
A Semana Nacional tem o objetivo de alertar os moradores sobre a importância de combater o Aedes aegypti antes do verão, época em que ocorrem mais chuvas, o que facilita a reprodução do mosquito. Segundo dados da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, em 2016 foram registrados 4.016 casos das doenças causadas pelo Aedes aegypti. Graças a um trabalho integrado para a prevenção, em 2017 foram 743 notificações.
Prevenção
A Coordenação de Vigilância Ambiental realiza o monitoramento constante dos locais com maiores índices de incidência de casos de dengue, zika e chikungunya.O serviço é levado à comunidade respeitando periodicidade técnica para que não haja danos ao meio ambiente, uma vez que o inseticida aplicado acima do permitido pode matar os predadores naturais do mosquito e causar desequilíbrio ambiental. Além disso, o período deve ser cumprido para respeitar os critérios epidemiológicos, como por exemplo, o índice de infestação e as notificações de casos. Nos bairros onde o índice de infestação do mosquito é maior, as equipes da Coordenação de Vigilância Ambiental realizam por cinco semanas passagens dos fumacê, a cada sete dias. Após este trabalho, traçam um novo cronograma para atender outros bairros.
Em Cariacica, o combate ao ADia D de Mobilização
edes aegypti tem o reforço de dois carros de UBV (Ultra Baixo Volume), cedidos ao município pelo Governo do Estado. Os veículos aplicam inseticida de forma parecida aos carros fumacê, porém, sem a fumaça, já que a pulverização é transparente.O UBV consiste na aplicação espacial de inseticidas a baixíssimo volume, gerando partículas reduzidas do produto. Durante os próximos meses, os carros seguirão as mesmas rotas realizadas nos bairros pelo fumacê, em horários estratégicos para otimizar os serviços nas áreas com mais infestação do mosquito.
Durante a passagem do UBV nas comunidades é aconselhável que os moradores abram as janelas das residências, para que o produto possa entrar nos imóveis e alcançar todos os ambientes da casa. Além disso, o serviço de combate ao mosquito é realizado por carros fumacê, motos fumacê e um carro para tratamento dos canais com larvicida biológico.
Os proprietários de terrenos baldios, áreas com construções fechadas ou qualquer local que represente risco de virar criadouro do mosquito Aedes aegypti devem ficar atentos à limpeza de seus imóveis. Os agentes de endemias realizam visitas às residências para inspeção, tratamento de possíveis focos, eliminação de depósitos de água parada e orientação aos moradores. A Vigilância Ambiental pede que os moradores colaborem com a diminuição dos focos de mosquito com a fiscalização de recipientes que acumulem água parada, como pneus, garrafas, caixa d’água, potes etc.
A Vigilância recomenda que o morador eleja um dia por semana para inspeção minuciosa de seu imóvel e mantenha a rotina para identificar de quaisquer possíveis focos, além de tampar a caixa d’água, vedar ralos e limpar constantemente o recipiente de água dos animais domésticos.
Os canais para esclarecimento de dúvidas, reclamações e denúncias são: Ouvidoria da Saúde – 3354-5602 (ouvidoriasaude@cariacica.es.gov.br); e Vigilância Ambiental – 3343-6633 / 3346-6518 / 3346-6519 (ccz@cariacica.es.gov.br), de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, exceto feriados e pontos facultativos.
Serviço:
Semana Nacional de Mobilização com os Setores Educação, Assistência Social e Saúde no combate ao Aedes aegypti

Data: 25 de outubro (quarta-feira), das 9h às 11h
Local: Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Padre Gabriel Maire (Caic), em Porto Novo


Tecnologia do Blogger.