Câncer tem cura. Previna-se

Debate sobre homofobia e diversidade sexual ganha espaço em aula de mestrado


Discutir temas ligados à homofobia e à diversidade sexual. Esse foi um dos objetivos da roda de conversa que aconteceu na Universidade de Vila Velha (UVV), nesta segunda (23), com alunos de mestrado da disciplina de Segurança Pública. A iniciativa é uma parceria entre a instituição e a Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos (Semcid).
O encontro contou com a participação da coordenadora de Políticas de Diversidade Sexual da Semcid, Carolina Alves, e de representantes de movimentos LGBT. A ideia foi fazer com que a população compreenda melhor esse tema e que o debate pudesse sair dos muros acadêmicos.
Visibilidade
Expansão

Carolina apresentou os serviços e as ações que o município oferece para o enfrentamento à LGBTfolia em Vitória, como o Dia Municipal contra a Homofobia, o decreto que reconhece o nome social em espaços da capital, a coordenação de políticas para o público LGBT e o Centro Especializado em Direitos Humanos.
"A coordenação faz um trabalho de articulação, e esse caráter articulador é muito importante porque a gente traz as demandas dos movimentos e tenta resolvê-las junto com poder público", explicou.
E concluiu: "O Centro Especializado em Direitos Humanos é um ganho muito grande. Com ele nós estamos muito próximos de ter um núcleo LGBT, que poderá oferecer atendimento psicossocial, encaminhamentos mais assertivos e conseguir gerar dados sobre essa população".
O professor Humberto Ribeiro Júnior explicou que sentiu a necessidade de ampliar o debate teórico da sala de aula e envolver membros da comunidade. "Estava sentindo falta não só de um debate mais forte sobre questões que nos afetam no cotidiano, mas também de uma inter-relação da academia com o público externo. A gente tem que compreender, ver e sentir como determinado processo se constrói na sociedade de modo geral", disse.
Nas próximas três semanas, sempre às segundas-feiras, acontecem novas rodas de conversas com outras temáticas relacionadas aos Direitos Humanos. São elas: violência de gênero, juventude e racismo.

Tecnologia do Blogger.