Câncer tem cura. Previna-se

IAB/ES promove a primeira Semana de Arquitetura

Escritórios de renome como FGMF, Yamagata e Estúdio 41 estão confirmados para o evento, que irá discutir os rumos da arquitetura e urbanismo local e nacional

O IAB/ES, Instituto dos Arquitetos do Brasil Departamento do Espírito Santo, em comemoração aos seus 50 anos, promove entre os dias 30 de outubro e 1º de novembro, a 1ª Semana de Arquitetura IAB/ES, voltada para estudantes e profissionais de Arquitetura e Urbanismo do Espírito Santo. O evento terá a participação de escritórios de renome nacional para discutir diversos temas relacionados à profissão, como fotografia de arquitetura, mercado de luxo, arquiteto no canteiro de obras, finalização de projetos, construção verde, fiscalização e licitações. O encontro também contará com debates e painéis com o objetivo de discutir uma nova Arquitetura no Espírito Santo.

A 1ª Semana de Arquitetura IAB/ES faz parte das ações do aniversário de 50 anos da instituição, que já promoveu mesas-redondas, mostras e premiações. Para a presidente do IAB/ES, Roberta Toledo, o encontro busca, sobretudo, discutir a participação dos profissionais de Arquitetura e Urbanismo em seus mais diversos campos de atuação. “Formatamos esse evento trazendo profissionais de segmentos variados para debater toda a cadeia da profissão, do início da montagem do escritório à finalização de projetos”, analisa.

Logo no primeiro dia do evento, a programação contará com a participação do gerente de marketing do blog VivaDecora Pedro Renan, de São Paulo. Ele irá discutir as técnicas de venda e negociação e como se diferenciar na área decoração, reforma e mobília na internet. Outros nomes de peso também estarão presentes, como Emerson Vidigal, do escritório Estúdio 41, que já venceu concursos nacionais e foi o responsável pela nova arquitetura da base brasileira na Antártica. “Com certeza é uma palestra essencial para estudantes de Arquitetura e Urbanismo e profissionais que estão entrando no mercado de trabalho”, destaca Roberta Toledo.

Entre os palestrantes nacionais que desembarcam pela primeira vez ao Estado estão consagrados profissionais de dois importantes escritórios brasileiros: Yamagata e FGMF, reconhecidos no Brasil e internacionalmente. Fernando Forte, arquiteto e Urbanista pela FAU-USP e co-fundador do escritório FGMF, traz sua expertise em coordenação de equipe de obras e fiscalização de execução e irá encerrar o segundo dia de evento com uma mostra de seus projetos, com os quais já conquistou indicações e premiações nacionais e internacionais.

Já Aldi Flosi, do Yamagata, é graduado pela Universidade de Madrid, na Espanha, e teve seus trabalhos publicados em grandes revistas nacionais e internacionais como AD, Arquitetura e Construção, Casa e Jardim e Casa Vogue. O palestrante é consultor de estilos e fecha a 1ª Semana de Arquitetura IAB/ES com discussões sobre produção editorial e finalização de projetos. Outros nomes confirmados são Lorí Crízel, mestre em conforto ambiental pela UFRJ e detentor do Selo CREA/PR de Excelência em Projeto Arquitetônico, Marcelo Aniello, premiado fotógrafo de arquitetura do Brasil e o jornalista Fabiano Mazzei, influenciador digital e consultor especializado no mercado de luxo.

No time de palestrantes locais confirmados estão os jovens empresários Clara Nahas, Juliano Ferreira, Nathan Guimarães e Rovena Daher, do escritório Angatu. Eles darão dicas de como montar um escritório de arquitetura. Também do Estado está a psicóloga e coach Etienne Tottola, que irá discutir o comportamento dos profissionais diante das dificuldades, a postura do arquiteto perante os clientes e a capacidade de convencimento a partir da argumentação. Sati Fukunaga, mestre em Urbanismo e Organização Territorial pela Universidade da França, também irá participar dos debates, levando seus 13 anos de experiência na área de construção civil, gerenciamento de projeto e gestão, acompanhamentos e trâmites legais para aprovação de projetos, licenciamentos e regularização de obras de construção civil.

A programação segue com palestras do designer de produto Ludson Zampirolli, que irá tratar do design de produtos e da integração das produções digitais usando tecnologia e a robótica em prol da arquitetura; da coordenadora de MBA em Comunicação da UVV, Tania Abreu, com sua expertise em visual merchandising, que irá discutir a importância do tema para os arquitetos e urbanistas e da mestre em Mercado de Artes Natalie Supeleto, com um debate sobre o arquiteto como influenciador do mercado de arte, que tem a responsabilidade de direcionar o cliente e criar a harmonização do espaço com as peças de arte.

A 1ª Semana de Arquitetura do IAB-ES é realizada pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Espírito Santo, com patrocínio da Fercon Acabamentos, Dell Anno Móveis Planejados, apoio da Oppa Design Inteligente e do Instituto de Pós-Graduação e Graduação (IPOG), e parceria do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Espírito Santo (CAU/ES) e do Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas no Estado do Espírito Santo (Sindarq-ES).

Serviço:
1ª Semana de Arquitetura IAB/ES
Dia: 30 e 31 de outubro e 1 de novembro
Horário: das 13h às 22h
Local: Auditório da FDV
Inscrições:
Para estudantes - http://bit.ly/inscricaoest
Para profissionais - http://bit.ly/inscricaoprofi
Tecnologia do Blogger.