Câncer tem cura. Previna-se

Primeiro imóvel para seniores do Espírito Santo será lançado neste sábado (28)

Será lançado neste sábado (28), a partir das 11 horas, o primeiro empreendimento imobiliário projetado para a população sênior do Espírito Santo. O Life Residence Jacuy, é inspirado na concepção dinamarquesa de Cohousing, que valoriza o contato dos senhores e senhoras desta faixa etária com os amigos em comunidade, segurança e lazer, visando alcançar a melhor qualidade de vida possível.

O apartamento decorado no Alphaville Jacuy que poderá ser visitado no dia do lançamento, tem 2 quartos, com 80 metros quadrados e área de lazer completa. No imóvel serão  oferecidos serviços ‘pay per use’ 24 horas, sistema de segurança e ambientes internos adaptados para o segmento (acima de 50 anos). “A idéia é oferecer praticidade, com convivência, lazer e qualidade de vida”, comenta o engenheiro, especializado no ramo, Ricardo Monteiro.

Acessibilidade

A acessibilidade para os experientes é destaque no imóvel. Dentre os cuidados, o piso com maior aderência nas áreas molhadas, parede e mobília sem quina viva, portas com 90cm de largura, espaço confortável entre o mobiliário, fechadura eletrônica, sistema anti-incêndio e detector de gás, pontos para câmeras e suíte com louças e metais adaptados para necessidades especiais.

“Tive que estudar a respeito deste conceito que é único em moradia para desenvolver o projeto. Conversei com pessoas que se encaixam no perfil do empreendimento para saber as necessidades dele”, comenta Daniel Mecchi, o designer de interiores que assina o projeto.


Serviços

Uma das maiores precauções das famílias brasileiras atualmente é buscar mais segurança. O residencial contará com uma rede de monitoramento remoto através de câmeras 24 horas, equipe treinada, sistema tecnológico que permitirá alertas de emergência, sensores de fumaça e gás instalados nas cozinhas e construído dentro do núcleo planejado do Alphaville Jacuhy. 

O empreendimento também conta com sistema “pay per use”, que visa a terceirização de atividades como coparia, limpeza, lavanderia e até mesmo restaurante, com todo o suporte da equipe de colaboradores.

O Life Residence Jacuhy conta com uma piscina aquecida especial para a prática de hidroginástica e natação com acompanhamento de profissionais qualificados e treinados. Para brincar com os netinhos, espaço kids, playground, brinquedoteca e ambientes voltados tanto para o público infantil quanto ao adulto.

Os moradores do Life Residence Jacuhy também poderão optar por se associar ao Clube Alphaville e usufruir dos 30.000 m² da área, que conta com quadras poliesportivas, de tênis, piscinas aquecidas e muito mais. Além de se localizar dentro de um bairro planejado, com muitas áreas verdes, os moradores poderão encontrar um comércio ativo a apenas 5 minutos do bairro. 

Pesquisa

Para realizar o projeto,  foi realizada uma pesquisa a respeito do como as pessoas de melhor idade, entre 61 e 65 anos, preferem morar. Como resultado, foi identificado que os aposentados sonham em viver em um empreendimento imobiliário que tenha o sentido de comunidade, com comércio e a religião que pratica nas proximidades, se relacionando com pessoais do mesmo perfil social e econômico e, ainda, pagar um condomínio com valores mais acessíveis.

Ainda de acordo com a pesquisa, 37,1% das pessoas estão dispostas a pagar acima de 400 mil por um imóvel com todas as comodidades escolhidas.  Mas, mesmo quem está disposto a pagar a mais num imóvel, não está disposto a pagar a mais no condomínio. “O teto da aposentadoria é 5.531,00 e uma fração reduzida dos aposentados recebem esse valor, assim justifica-se o fato de que 61% dos entrevistados desejam pagar condomínio de ‘400 a 600 reais’”, comenta o engenheiro.  
Curiosamente alguns itens como piscina aquecida, sistema de pulseiras e controle de medicamentos, que podem ser custosos, não foram considerados determinantes. O que os sêniores querem mesmo são mini-mercados, farmácias e padarias, por exemplo, para se sentirem com a sensação de “tem tudo o que precisa perto”. 

Além disso, querem as principais religiões nas proximidades, além de um modo de transporte para chegarem lá. Por fim, ser um imóvel de “idosos”, propriamente, não seria o principal. O relevante mesmo e ter o mesmo perfil sócio-econômico. 
A pesquisa realizada foi realizada com 293 entrevistas, divididas proporcionalmente nos municípios de Vitória, Vila Velha, Cariacica e Serra. A técnica de coleta de dados foi a entrevista individual.
Tecnologia do Blogger.