Câncer tem cura. Previna-se

Projeto Tampinha Legal recolhe 2 milhões de tampinhas de plástico do meio ambiente, retornando-as ao ciclo produtivo


O Sindicato da Indústria de Metal Plástico do Estado do Espírito Santo (SindiplastES), em parceria com a Findes, está desenvolvendo uma gincana inédita no Estado, que irá retirar cerca de 2 milhões de tampinhas de refrigerante, água mineral, pasta de dente, azeite, óleo e shampoos que poderiam ser lançadas no meio ambiente. A ação, chamada “Tampinha Legal, foi iniciada no dia 4 de outubro e mobiliza cerca de 13 mil alunos de 20 escolas da rede Sesi e Senai da Grande Vitória, Cachoeiro de Itapemirim, São Mateus, Anchieta, Colatina e Aracruz.

Os estudantes, com a ajuda de familiares, vizinhos e estabelecimentos comerciais, estão coletando as tampinhas, que ficarão armazenadas em suas escolas, até serem recolhidas pelo Sindiplastes. A coleta acontece até quarta-feira, dia 11 de outubro. Das 20 escolas, o material recolhido será transportado para a Escola Senai do Plástico, localizada no Civit, na Serra, e formarão uma grande montanha de tampinhas.

As tampinhas serão vendidas para uma empresa de reciclagem e o valor doado para uma instituição social. “Nosso objetivo é demonstrar que o retorno das tampinhas de plástico e demais produtos ao ciclo de produção é uma oportunidade de negócio viável e uma ação ambiental de extrema importância para o planeta. A ação que estamos desenvolvendo também contribui para a consciência ambiental dos estudantes dos ensinos fundamental e médio da rede Sesi e Senai no Espírito Santo, enfatizando que o plástico é 100% reciclável. Tem ainda o aspecto social, já que a venda das tampinhas será revertida para uma entidade”, afirma o presidente do Sindiplastes, Gilmar Regio.

A premiação da gincana Tampinha Legal será realizada no dia 23 de outubro, na solenidade de abertura da 10ª Semana do Plástico do Espírito Santo. As medalhas dos vencedores estão sendo confeccionadas por uma empresa capixaba, utilizando material plástico oriundos das próprias tampinhas que estão sendo arrecadadas.
Tecnologia do Blogger.