Câncer tem cura. Previna-se

Vitória debate desafios das políticas para segurança alimentar e nutricional




Os desafios para garantir comida de verdade para a população, os avanços necessários na política de segurança alimentar e nutricional e seus reflexos na realização do Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA) são alguns dos temas em discussão na reunião proposta pelo Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsea), nesta quinta-feira (26), das 13 às 18 horas, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Seme), em Itararé.
O evento contará com a participação de técnicos e gestores da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e sociedade civil em geral. "A discussão é preparatória para o Encontro Regional da V Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional +2", explica Maria Goreti Ferreira Celestino, secretária Executiva do Comsea. (= +2 anos, porque a conferência foi em 2015 e a próxima será em 2019).
Na programação, estão o balanço das proposições da III Conferência Municipal, também realizada em 2015, e os resultados da implementação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) Municipal, em 2014. Ao final dos debates, será realizada a eleição dos representantes para o Encontro Regional.
Saiba mais
Serviço
Reunião Preparatória para o Encontro Regional da V Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional +2
Dia: 26 de outubro (5ª feira), das 13 às 18 horas
Local: auditório da Secretaria Municipal de Educação - SEME Rua Dr. Arlindo Sodré, 485, Itararé (atrás da Casa do Cidadão, em frente à Escola Municipal Ceciliano Abel de Almeida)
Programação
13 h – Acolhimento/credenciamento
13h30 – Abertura
14h – Painel “Avanços e desafios na consolidação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – SISAN no município de Vitória”
15h30 – Debate
16h15 – Intervalo
16h30 – Considerações
17h – Eleição dos/as representantes para o Encontro Regional 3 da V Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional + 2
18h00 – Encerramento


O Direito Humano à Alimentação Adequada é ter acesso regular, permanente e irrestrito, quer diretamente ou por meio de aquisições financeiras, a alimentos seguros e saudáveis, em quantidade e qualidade adequadas e suficientes, correspondente às tradições culturais de seu povo e que garanta uma vida livre do medo, digna e plena nas dimensões físicas, mental, individual e coletiva.
A Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) consiste no acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas alimentares promotoras de saúde que respeitem a diversidade cultural e que sejam ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentáveis. 
O Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsea) constitui-se em espaço de articulação entre o governo municipal e a sociedade civil para a formulação de diretrizes para políticas e ações na área da segurança alimentar e nutricional.
Informações: 3382-6174 ou comsea@correio1.vitoria.es.gov.br
Tecnologia do Blogger.