Capixabas receberão alertas de desastres naturais via SMS

A partir do mês que vem, os capixabas vão poder receber alertas de desastres naturais por mensagens de texto. O serviço gratuito é uma parceria entre a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) e a Anatel. Os alertas envolvem avisos de inundações, alagamentos, temporais, perigo de deslizamento de terra, além de recomendações da Defesa Civil, que serão enviados assim que forem identificadas situações de risco. É preciso fazer um cadastro para receber as mensagens no celular.
O sistema já funciona no Paraná, Santa Catarina e São Paulo. No dia 18 de dezembro, este mesmo serviço chega ao Espírito Santo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. O diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), Élcio Barbosa, conta que em Santa Catarina, avisos de chuvas fortes que ajudaram os moradores a sair de áreas de risco.
"Em Santa Catarina, tivemos casos de pessoas que foram avisadas com antecedência e puderam se preparar antes da ocorrência de uma chuva intensa. A pessoa pode sair de casa, se ela mora em uma área de risco", lembra.
"A comunidade passa a interagir mais com a defesa civil, conhecendo a área de risco, recebendo essas mensagens, se comunicando, sabendo como ela faz para sair da sua casa. Ela passar a ter uma consciência melhor do serviço da Defesa Civil", comenta.Élcio destaca que o serviço reforça a parceria da população com a defesa civil.
Para ter acesso ao serviço gratuito, os usuários precisam cadastrar o Código de Endereçamento Postal (CEP) de interesse, respondendo à mensagem SMS que será encaminhada pelas operadoras de telefonia móvel. A previsão é que o serviço seja levado para todos os estados brasileiros até o primeiro trimestre de 2018. Segundo o Governo Federal, mais de 20 países utilizam um sistema parecido, entre eles o Japão, Canadá, Chile, Bélgica e Filipinas
Tecnologia do Blogger.