Câncer tem cura. Previna-se

Cooperativa dos Alunos do IFES – 38 anos de histórias de sucesso


Criada em 30 de maio de 1979, a então nomeada Cooperativa Escolar e de Trabalho Ltda. – COETAGRI, nascia na Rodovia Alegre x Cachoeiro, km 11 – Distrito de Rive – Alegre, ES. Cresceu, mudou e então se tornou a Coopa-Ifes, que atualmente é uma cooperativa com fins educacionais e tem como objetivo fomentar ações de pesquisa, extensão e educação junto aos seus cooperados. “Podem se associar todos os alunos regularmente matriculados na instituição que forem maiores de 16 anos. Possui cerca de 200 cooperados, que fazem parte dos 4 cursos superiores da instituição: Engenharia de Aquicultura, Ciências Biológicas, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Tecnologia em Cafeicultura e 3 cursos técnicos: Agropecuária, Agroindústria e Informática e também, pós-graduação em Agroecologia”, explica Gean Felipe Stofeles Moreira, Diretor Presidente na Cooperativa dos Alunos do IFES – COOPA-IFES.

Parte da produção dos setores de agropecuária e agroindústria do IFES campus de Alegre é destinada à cooperativa, que funciona como posto de vendas dos produtos da escola.  “A Coopa-Ifes/Alegre destina 20% da receita da venda dos produtos para atender demandas de alunos e professores ligadas a educação, o que representa uma grande oportunidade que apenas os nossos alunos dispõem, comparando com os demais campi no estado, de participar e crescer mutuamente com o sistema cooperativista”, explica Gean Felipe.
Parte da Diretoria e Conselho Fiscal do Coopa-Ifes/Alegre
Os benefícios para os alunos-cooperados são inúmeros, tais como: capacitações, eventos, com destaque para as Semanas do Cooperativismo Estudantil, viagens, apoio a projetos, além do apoio a diversas outras atividades desenvolvidas no Campus, a serem analisadas por coordenadores e diretoria da Coopa-Ifes, conforme os depoimentos dos alunos cooperados:

É de extrema importância o auxílio e a disponibilidade da Coopa-Ifes nas áreas  de extensão e pesquisa. Muitas visitas e projetos são realizados posteriormente a ajuda de custo para viagens e até mesmo para manutenção de equipamentos essenciais a continuidade de projetos. Iara Evelim, Graduanda em Engenharia de Aquicultura.

A cooperativa muito nos ajuda em tudo, eventos que fazemos e nos que participamos, as viagens técnicas, patrocínios, materiais para pesquisa, esses são exemplos que posso dar por experiência própria. Sou grato pelas ações da cooperativa e pelas oportunidades que ela proporciona aos seus cooperados! André Filippe de Aquino, Graduando em Engenharia de Aquicultura.

A Coopa-Ifes/Alegre é uma grande parceira dos alunos,  sendo um laboratório para desenvolvimento intelectual na prática Empresarial e Cooperativista também subsidiando custos para pesquisas e participação em eventos técnicos e científicos em todo o Brasil. Caio Henrique, Presidente da Empresa Júnior de Engenharia de Aquicultura - Acqua Jr.
A Coopa-Ifes participa ativamente em cursos sobre cooperativismo
promovidos pela OCB/ES.
Gean Felipe conta que os benefícios são muitos para os alunos cooperados, que podem exercitar seu lado empreendedor e pesquisador e trabalhando forte na geração de novas ideias, contribuindo para a resolução de problemas e necessidades da sociedade. “Para os estudantes, que se utilizam da interação entre os membros da cooperativa e da troca de conhecimento e experiências para se desenvolverem pessoal, profissional e academicamente; Para a sociedade, que beneficia com os projetos desenvolvidos pelos alunos, cujas características são a qualidade dos trabalhos, garantida pela orientação dos professores e para o Ifes, que é favorecido pelo retorno em imagem institucional, garantido pela divulgação que a Coopa-Ifes/Alegre necessariamente fazem ao seu nome, atração de novas parcerias, alunos e cliente, no caso de prestação de consultorias e outros projetos”.


38 anos e com muito fôlego pela frente

Participação em eventos. Na foto da direita para esquerda:
Gean Felipe, Diretor do Coopa-Ifes, Maria Valdete Tannure,
Diretora Geral do Ifes Campus de Alegre e Rerisson, integrante
do Conselho Fiscal.
Mas a Coopa-Ifes não para por aí! São 38 anos de muitas histórias e ainda tem muitas metas pela frente, conforme conta o Diretor Presidente, Gean Felipe. “Para os anos que seguintes, visamos manter o apoio educacional realizado no instituto, além de atrair novas oportunidades, como, implantação de novos núcleos de apoio organizacional entre os cursos, buscando unir diretório acadêmico, grêmio estudantil, empresas juniores sempre buscando aumentar a visão cooperativista no instituto”.

Com a iniciativa da professora Renata Cogo Clipes e apoio da Cooperativa, os alunos do Curso Técnico em Agropecuária realizaram, no mês de outubro deste ano, o Curso de Inseminação Artificial em Bovinos, certificado pelo INCAPER e SENAR. O objetivo do curso foi treinar e capacitar os estudantes a promover o Melhoramento Genético, sendo uma das Biotecnologias mais utilizadas na reprodução desses animais.
Curso de grande aprendizado! Obrigada pela oportunidade, foi de grande importância. Greice Kelly Norbiato, Aluna do curso Técnico em Agropecuária.

Só tenho a agradecer pela oportunidade, foi um curso de grande aprendizado e ótimo desenvolvimento profissional. Jorge Pereira Gama, Aluno do curso Técnico em Agropecuária.
Casos recentes de ex-alunos que foram presidentes da cooperativa e que representam o espírito cooperativista, como o de Weliton Menário Costa, formado em Biologia e atualmente faz Doutorado na Austrália, mostram que, oportuniza-se o desenvolvimento de habilidades em gerenciamento de projetos, liderança de equipes, gerenciamento de departamentos, geração de  Networking  com  profissionais da área de interesse. "Muitos  destes trabalhos são orientados e auxiliados por professores do Ifes. Enfim, na Coopa Ifes/Alegre,  os  alunos  podem  exercitar  seu  lado  empreendedor  e pesquisador, trabalhando forte na geração de novas ideias, contribuindo para a resolução de problemas e necessidades da sociedade", finaliza Gean Felipe.
Tecnologia do Blogger.