Câncer tem cura. Previna-se

Couve: Conheça os benefícios deste poderoso alimento



Ao passar dos anos, a couve ganhou espaço na alimentação dos brasileiros e começou a ser utilizada no preparo de sucos, vitaminas, sopas, e sanduíches. O aumento do consumo da hortaliça se deve as descobertas dos benefícios deste poderoso alimento para a saúde.
A couve é rica em cálcio e magnésio, ela carrega esses dois nutrientes na proporção adequada para promover a saúde dos ossos. Além disso, esses dois componentes são responsáveis por manter a pressão arterial controlada e diminuir o nível de gordura no corpo. A hortaliça também auxilia a combater problemas digestivos, menstruação dolorosa, artrite, cálculos renais, bronquite, e úlceras estomacais.
Segundo a nutricionista Matilde Alves, a hortaliça ainda possui outro benefício para a saúde “A couve possui substâncias que auxiliam na renovação das células do fígado. Por esse e outros benefícios à couve precisa ser inserida na alimentação. Uma boa dica é usar a hortaliça para o preparo de sucos verdes e tomar diariamente”, conta a nutricionista.
Além de fornecer diversos benefícios para a saúde, a couve pode ser uma grande aliada para a perda de peso, e na saúde da pele. A hortaliça possui uma boa quantidade de fibras que fornecem uma sensação de saciedade, e possui poucas calorias, sendo indicada para as dietas.
A vitamina A presente nas folhas, auxilia a diminuir o inchaço, a melhorar a textura da pele, e amenizar a acne. Já a clorofila, substância que da cor verde a couve é responsável por renovar as células do organismo e rejuvenescer a pele. 

Renda para os produtores

Com a grande procura pelo produto, as vendas são positivas para os produtores capixabas, como é o caso do produtor de Santa Maria de Jetibá, Hilário Schreiber, que vende hortaliças no mercado da Ceasa há cinco anos.
“É uma venda positiva, em período de safra chego a vender até 70 caixas com 20 maços de couve em cada uma. A procura é grande, o que trago para cá todos os dias é vendido bem rápido, e acaba não sobrando nada”, conta o produtor.
De janeiro a outubro deste ano, a movimentação financeira com a venda do produto foi de R$732.718. Ao todo, foram vendidos 315 mil quilos da hortaliça.

Plantio
O plantio da couve é bastante comum nos municípios da região serrana do estado, aonde o clima é favorável para a olericultura. O destaque na comercialização fica para o município de Santa Maria de Jetibá, responsável por 76% no número de oferta. Outros municípios como Marechal Floriano e Santa Teresa também somam um saldo positivo de participação.

Preço baixo
No mercado das Centrais de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa/ES), o maço da couve pode ser encontrado a R$0,50 durante todo o ano.

Tecnologia do Blogger.