Câncer tem cura. Previna-se

Governador em exercício visita Rede Cuidar em Nova Venécia



Na tarde desta quarta-feira (1º), o governador em exercício, César Colnago, realizou uma visita à Rede Cuidar, em Nova Venécia, Região Norte do Espírito Santo, onde participou de uma reunião com uma equipe do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS). Colnago conheceu as instalações da unidade, o processo de atendimento e aproveitou para conversar com pacientes que estavam no local.
 Segundo o governador em exercício, a forma como a unidade está estruturada proporciona resultados eficientes no atendimento. Ele enfatizou que os resultados também são reflexo do trabalho realizado em parceria com as prefeituras da região.
 “O que temos aqui é resultado de um esforço muito grande da nossa Secretaria de Estado da Saúde juntamente com os prefeitos. A organização, o fluxo aqui está todo desenhado, os protocolos, os atendimentos e principalmente a resolutividade para o paciente que aqui entra. É preciso também destacar o atendimento humanizado. É ser mais humano, mais acolhedor. É cuidar do paciente no momento que ele está mais fragilizado”, disse Colnago.
 O governador em exercício ressaltou a organização no atendimento da unidade. “Tenho 35 anos de Medicina e não vi, até hoje, o SUS (Sistema Único de Saúde) trazer essa organização que estamos fazendo. Aqui, o paciente não se perde no tratamento”, disse.
Desde o início das atividades da Rede Cuidar em Nova Venécia, no dia 18 de setembro, até esta quarta-feira (1º), foram realizados 6.258 consultas e 1.566 exames, para um total de 1.320 pacientes que estiveram no local. Cada paciente é atendido, em média, por quatro especialistas diferentes.
 A gerente da unidade, Gilmara Sossai, disse que das cinco linhas de cuidado previstas para serem disponibilizadas no local, três já estão em andamento: diabetes, hipertensão, oncologia. “Das cinco linhas de cuidado previstas falta implantar apenas duas: da mulher e da criança. Então eu acho que nesse período nós avançamos muito. Tenho convicção que tivemos muito mais acertos do que erros nesse processo, pois vemos que o usuário tem saído daqui muito satisfeito. Mas também sei que podemos contribuir muito mais”, ressaltou. Para a facilitadora do CONASS, Priscila Rabelo Lopes, houve, de fato, uma grande evolução nesses primeiros dias de funcionamento da Rede Cuidar.
 “Já conseguimos organizar vários processos em relação à captação dos usuários do sistema, em relação à reorganização da assistência em saúde propriamente dita e ao cuidado com o crônico. Já conseguimos qualificar os profissionais em relação à estratificação de risco. A unidade já começou a sentir os reflexos positivos dessa reorganização”, disse Priscila.
Ela destacou ainda que também está sendo feito um aprimoramento no sistema de prontuário eletrônico utilizado no local.

Rede Cuidar – atendimentos realizados entre 18/09 e 01/11.
Pacientes atendidos: 1.320
Pré-atendimento: 1.320
Acolhimento: 1.320
Consultas: 6.258
Exames: 1.566
Procedimentos realizados: 10.433

Tecnologia do Blogger.