Grande Vitória completa 1 mês com o sinal de TV 100% digital

Equipe da Seja Digital atuou em diversas frentes de trabalho para orientar a população e não deixar ninguém sem assistir TV. Na região, mais de 200 ações foram realizadas

A Grande Vitória acaba de completar o seu primeiro mês com o sinal de TV aberta 100% digital. Desde o dia 25 de outubro, quando o sinal analógico foi desligado na região, a população pode assistir aos seus programas favoritos com qualidade superior, imagem sem fantasmas e som sem chiados e ruídos. O desligamento ocorreu depois da apresentação da pesquisa do Ibope Inteligência, que pontou que 94% da população continuaria assistindo à programação de TV, pois já estava preparada para o sinal digital ou porque assistia à programação de transmitida por cabo ou satélite. A decisão é resultado do trabalho em parceria realizado pela Seja Digital, Anatel, radiodifusão, governos municipais, ONGs e lideranças locais que, juntos, mobilizaram milhares de pessoas dos 7 municípios da região.

Além de campanha em TV, rádio, jornal, redes sociais, outdoor e busdoor, a entidade desenvolveu diversas ações de mobilização social, eventos e parcerias para informar e orientar a população sobre essa mudança. Mais de 200 ações foram realizadas em diferentes bairros dos municípios de Cariacica, Fundão, Guarapari, Viana, Vitória, Vila Velha e Serra e cerca de 150 antenistas foram capacitados para atender quem precisava de ajuda para instalar os equipamentos que dão acesso ao sinal digital.

Amanda Queiroz, estudante universitária e consultora de mobilização social da Seja Digital na região, percorreu os bairros para garantir que as ações atingissem o máximo de pessoas. “O meu papel era fazer a integração da Seja Digital com a comunidade. Batemos na porta de várias lideranças comunitárias para pedir apoio nas ações dentro dos bairros e ajuda para engajar os moradores”, conta.  Amanda ressalta que, na maioria das vezes, o trabalho era corpo a corpo, o que permitiu que ela conhecesse várias histórias e realidades diferentes. “As pessoas ficavam maravilhadas quando viam a TV com conversor e antena instalados”, diz.

Neura Lúcia Alves, dona de casa e moradora do bairro Santo Antônio, em Cariacica, é uma dessas pessoas. Ela recebeu a visita de mobilizadores da Seja Digital e de um antenista, que realizou gratuitamente a instalação dos equipamentos em sua TV de tubo, e conta que a ajuda veio em boa hora. “Eu e meu esposo ficamos muito dentro de casa, assistimos televisão de manhã, de tarde, até a hora de ir dormir. Ela é nossa companheira. Ia jogar fora porque estava numa chiadeira só, mas depois que instalou a antena e o conversou melhorou demais, ficou uma beleza”.

Fábio Nogueira Telles, líder comunitário do bairro Vale Encantado, em Vila Velha, afirma que grande parte dos moradores já está com o sinal digital em suas residências. “Os moradores tornaram-se parceiros do projeto, porque puderam ver como essa mudança era boa. Todo o bairro já está digital”, explica.

Para facilitar o acesso da população aos equipamentos, a Seja Digital também fechou parcerias com o varejo local. “Mais de oitocentas lojas em toda a Grande Vitória nos ajudaram, informando a população e divulgando a mensagem da Seja Digital, que era não deixar ninguém para trás”, conta Gustavo Ribas, consultor de parcerias.

Kits Gratuitos

Além disso, a entidade distribuiu mais de 145 mil kits gratuitos, com antena digital e conversor, às famílias de baixa renda atendidas pelo Governo Federal. Para estimular a instalação dos equipamentos, a promoção Instalação Premiada sorteou 15 prêmios de R$ 2 mil reais aos moradores da região. “Fiz a instalação, me inscrevi e fui sorteada. Nem passava pela minha cabeça que iria ganhar esse prêmio, estou vendo TV em casa parecendo que estou dentro do cinema, é muito boa a imagem, não tem comparação”, diz Sayonara Santos Zopelaro, cozinheira, com 4 filhos, uma das vencedoras. “Fiquei muito feliz quando descobri que tinha ganhado a promoção. Esse dinheiro me ajudou muito”.

A distribuição de kits também contou com o apoio das prefeituras dos municípios da Grande Vitória, que ajudaram a levar a informação a um número maior de pessoas, por meio do atendimento nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). “Todas as nossas parcerias tiveram o intuito de somar esforços e abrir as portas para, juntos, atingirmos o máximo de pessoas em todas as cidades”, afirma Maísa Porto, gerente regional. A parceria também possibilitou a realização da Caravana da TV Digital na Escola, projeto que uniu apresentações artísticas com a temática da TV digital. A ação aconteceu em 38 escolas e impactou mais de 11 mil crianças.

Assim, o resultado não poderia ser diferente: a região alcançou o percentual de digitalização necessário para que o sinal analógico fosse desligado na data prevista. Em 25 de outubro, o sinal de TV aberta da Grande Vitória passou a ser 100% digital. “O nosso trabalho ainda não acabou, continuamos à disposição pelo nosso site sejadigital.com.br ou telefone 147, para atender a todos que tiverem dúvidas ou ainda não tiverem retirado o kit gratuito”, diz a gerente regional.
Tecnologia do Blogger.