Câncer tem cura. Previna-se

Municípios do Caparaó unem esforços pela aprendizagem no Espírito Santo



Mais quatro municípios da região do Caparaó uniram esforços em prol da melhoria da aprendizagem dos estudantes: Bom Jesus do Norte, São José do Calçado, Guaçuí e Ibitirama assinaram o termo de adesão ao Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes), na terça (07) e quarta-feira (08). O secretário de Estado da Educação, Haroldo Rocha, visitou os municípios para formalizar a parceria com as prefeituras.
“Esse é mais um elo na grande corrente chamada educação. Agora o nosso trabalho vai ser ainda maior, com a implantação do Pacto, que tem como objetivo aumentar a aprendizagem dos estudantes do ensino fundamental. O que antes era fragmentado, agora convida os municípios para que possam caminhar juntos com a gente, desde o planejamento até a execução das ações. Precisamos inovar a escola para que os alunos permaneçam e gostem cada vez mais de estudar”, destaco o secretário Haroldo Rocha.
O prefeito de Bom Jesus do Norte, Marquinhos Messias, disse estar otimista com a união. “O Pacto vai ser de muito valor para nossos professores e alunos, pois vai somar e muito para a busca da excelência da nossa educação. Aqui só tenho a agradecer ao governador Paulo Hartung por tudo que ele tem feito pela nossa cidade nos diversos setores da administração”.
Em São José do Calçado, o prefeito José Carlos de Almeida afirmou que a assinatura do documento beneficiará a toda população. “Estamos aderindo ao Pacto para que nosso município esteja sempre a frente na educação. Com isso, vamos ter condições de preparar melhor nossas crianças e jovens para que se tornem bons profissionais e cidadãos”.
Já a prefeita de Guaçuí Vera Costa lembrou que, quando assumiu seu primeiro mandato, Guaçuí era o município que mais tinha alunos que não sabiam ler na 3ª série. “Conseguimos melhorar muito essa realidade, mas precisamos melhorar cada vez mais”, disse a prefeita, colocando que, em sua opinião, “a escola em tempo integral em todos os níveis de ensino é a única saída”, fazendo elogios ao projeto Escola Viva, do Governo do Estado.
Para o prefeito de Ibitirama, Reginaldo de Simão de Souza, os professores serão peças fundamentais para o desenvolvimento e sucesso do Pacto pela Aprendizagem. “Só tenho a agradecer a todos os educadores pelo que fizeram até hoje. A partir de agora, com a adesão do município ao Paes, tenho certeza que eles vão se dedicar ainda mais para melhorar o ensino de nossos estudantes. Junto com o governo do Estado chegaremos mais longe”, ressaltou.


Visita às escolas da região
Durante a visita aos quatro municípios, o secretário de Estado da Educação, Haroldo Rocha, também esteve em nove escolas da região para saber um pouco mais sobre os trabalhos desenvolvidos nas unidades e os resultados que estavam sendo obtidos.
No município de Bom Jesus, o secretário esteve na Escola Estadual Horácio Plínio e na Escola Municipal Coronel Antônio Honório. Em São José do Calçado, visitou a Escola Estadual Mercês Garcia Vieira e a Escola Municipal Manoel Franco.
Em Guaçuí, a visita foi realizada em quatro unidades: Escola Estadual Antônio Carneiro Ribeiro, Escola Viva Monsenhor Miguel de Sanctis, Creche Dona Niquita e Escola Municipal Isaura Marques da Silva (CAIC). Já em Ibitirama, Haroldo Rocha esteve na Escola Estadual Antônio Lemos Júnior.
Em todas as escolas, o secretário Haroldo Rocha conversou com estudantes e professores. “Gostei muito do que vi nas escolas. As equipes estão mobilizadas para desenvolver um bom trabalho e isso é bom pra todos. Fico muito contente quando sou recebido por jovens cheios de energia e com ideias para crescer”, enfatizou o secretário.
Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes)
Com adesão dos municípios ao Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes), envolvendo a união de esforços entre o Governo do Estado, as prefeituras, a sociedade civil e a iniciativa privada, ações serão desenvolvidas focadas nas salas de aula, que resultem em avanços significativos de aprendizagem dos estudantes do ensino fundamental.
Até o momento, 42 municípios do Estado já assinaram a união ao Paes: Água Doce do Norte, Águia Branca, Alegre, Aracruz, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Bom Jesus do Norte, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo, Colatina, Conceição da Barra, Conceição do Castelo, Divino São Lourenço, Domingos Martins, Guaçuí, Ibatiba, Ibiraçu, Ibitirama, Irupi, Itapemirim, Itarana, Iúna, Jerônimo Monteiro, João Neiva, Linhares, Mantenópolis, Marechal Floriano, Marilândia, Mimoso do Sul, Montanha, Mucurici, Muqui, Pedro Canário, Rio Bananal, Santa Leopoldina, São Gabriel da Palha, São José do Calçado, São Roque do Canaã, Vargem Alta e Venda Nova do Imigrante.
O secretário de Estado da Educação, Haroldo Rocha, está indo em todos os municípios pra formalizar a assinatura do termo de adesão com os prefeitos. Além disso, mais 27 já demostraram interesse em fazer parte do Paes: Afonso Cláudio, Alfredo Chaves, Alto Rio Novo, Anchieta, Apiacá, Atílio Vivácqua, Baixo Guandu, Brejetuba, Ecoporanga, Fundão, Governador Lindemberg, Guarapari, Iconha, Itaguaçu, Jaguaré, Marataízes, Muniz Freire, Nova Venécia, Pancas, Presidente Kennedy, Rio Novo do Sul, Santa Teresa, São Domingos do Norte, São Mateus, Serra, Sooretama e Vila Pavão.
O Pacto está estruturado em três áreas de atuação: Apoio à Gestão – que envolve a instituição formal do Pacto e a estrutura necessária para o seu funcionamento; o Fortalecimento da Aprendizagem – que se relaciona à padronização de currículo e material didático no ensino fundamental, formação de professores e gestores escolares, monitoramento/avaliação da aprendizagem, estímulo e valorização da produção literária local e leitura dos estudantes e incentivos à melhoria de resultados nas redes de ensino; e também a Infraestrutura e Suporte – que propõe estratégias para suprir demanda por educação infantil e organização das redes visando à otimização de recursos e potencialização de resultados.
Tecnologia do Blogger.