Presidente da Câmara recebe alunos de escola municipal de Aracruz


Um grupo de alunos da Escola José Marcos Rampinelli, do bairro Vela, visitou, pela primeira vez, a Câmara Municipal de Aracruz na manhã desta quarta-feira (29). Acompanhados por uma professora e uma pedagoga da instituição, os estudantes foram recebidos no plenário pelo presidente da Casa, o vereador Alcântaro Filho (Rede).

Instruídos pela professora de Geografia, Helcia Silvia de Oliveira, os meninos e meninas do 4º ano do turno matutino fizeram uma série de questionamentos relacionados às demandas das comunidades onde estudam e moram. As perguntas e sugestões foram atentamente ouvidas pelo presidente. O vereador Bibi Rossato também acompanhou a visita.

No plenário, os meninos e meninas fizeram perguntas relacionadas à saúde, saneamento básico, pavimentação de vias, segurança pública, videomonitoramento, educação, dentre outros temas. Todas as questões foram trabalhadas pela professora na disciplina de Geografia. O tema central eram os Três Poderes – Executivo, Legislativo e Judiciário.

Após os questionamentos, já na segunda parte da visita, os estudantes conheceram a estrutura administrativa da Câmara e seguiram para o Gabinete da Presidência. Lá, eles participaram de uma eleição e o jovem Nicolas Sepulchro Santos, de 10 anos, foi eleito o presidente da Câmara graças aos votos dos colegas de sala. “Fiquei muito feliz com a visita. Até sentei na cadeira do presidente. Quero voltar mais vezes”, disse, com um sorriso envergonhado.

Segundo a professora Helcia, os alunos voltarão para casa ainda mais conscientes do papel deles enquanto cidadãos. “Nosso objetivo com a visita à Câmara é permitir que os alunos coloquem em prática todo o conteúdo trabalhado em sala de aula. Estudar só a teoria não é o bastante. Seria de grande valia que todas as escolas pudessem visitar e conhecer como os vereadores atuam”, sugeriu.

“Queremos ampliar a presença popular na Câmara, que é a casa do povo. As escolas interessadas podem entrar em contato conosco e agendar uma visita. Quero parabenizar as professoras e todos os demais envolvidos em fomentar a importância da cidadania. Assim como os vereadores e agentes políticos, a sociedade também tem papel fundamental no processo de construção de políticas públicas que beneficiem a coletividade”, disse o presidente Alcântaro.


Visitas e reuniões


Nesta semana, o vereador Alcântaro Filho recebeu diversas lideranças políticas e comunitárias de Aracruz e dos municípios da região Norte. O presidente e sua equipe visitaram os bairros Vila Nova, Morobá e as comunidades de Barra do Riacho, Jacupemba e Guaraná para conhecer as demandas e ouvir as reais necessidades da população. O vereador também participou de evento em João Neiva. “Nossos cidadãos precisam e merecem que a Câmara seja cada vez mais atuante, uma verdadeira representante do povo. Nosso foco é estar presente nas comunidades para fiscalizar o trabalho e cobrar projetos de melhorias a todas as regiões de nossa cidade”, destacou Alcântaro.

Além dos presidentes de associação e representantes de categorias profissionais, os vereadores Vertinho Tonon (PMN), de Ibiraçu, e Renan Pattuzzo (PRP), de João Neiva, foram atendidos no gabinete do presidente na tarde da última quarta-feira (29). Na ocasião, as três lideranças jovens da região discutiram ações e projetos que podem contribuir com a promoção de políticas públicas que visam o desenvolvimento econômico e social dos municípios onde atuam.
Tecnologia do Blogger.