Semana Prevenir alerta para a importância da prevenção à saúde e segurança no trabalho


O uso de ferramentas de comunicação para alertar sobres os riscos da falta de atenção no ambiente de trabalho tem se tornado cada vez mais recorrente. Desde a utilização do endomarketing como plataforma de divulgação dentro de empresas até campanhas institucionais em veículos de mídia, o fato é: atentar para os cuidados que evitam acidentes no ambiente profissional é palavra de ordem.

Se unindo a essa crescente demanda, o Sindifer, Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e de Material Elétrico do Espírito Santo, realizará, do dia 26 de novembro ao dia 04 de dezembro, a segunda edição da Semana Prevenir. O evento, que acontece desde 2012, porém com outros formatos, foi criado com objetivo de conscientizar para a importância de se criar uma cultura de prevenção à saúde e segurança no ambiente de trabalho e também fora dele, por entender que esse assunto ultrapassa os limites institucionais.   

Ao longo da semana, diversas ações serão realizadas para mostrar, tanto para a sociedade quanto para o trabalhador em geral, como o estímulo aos cuidados em todas as atividades pode fazer a diferença na hora de se evitar um acidente. Serão elaboradas atividades como simulação, demonstração de equipamentos, prêmios para boas práticas nas empresas, seminário técnico, atendimento na área de saúde em terminais de ônibus, entre outras atividades, todas gratuitas.

De acordo com Lúcio Dalla Bernardina, presidente do Sindifer, o Brasil foi o primeiro país a contar com um serviço obrigatório de Segurança e Medicina voltado a empresas com mais de 100 funcionários. “Desde de 1972, foram criadas regras que obrigam as empresas a fornecerem equipamentos de segurança aos seus colaboradores. Este fato foi uma conquista que, sem dúvidas, se tornou um diferencial na hora de tratarmos esse case como algo de sucesso”, garante Lúcio.

E o cuidado com essa prevenção, que tem se tornado cada vez mais recorrente, mostra todos os anos o seu resultado: de acordo com dados da Previdência Social, o número de trabalhadores afastados por acidentes em ambiente profissional caiu 14% no último ano, saindo de quase 725 mil casos para 612 mil ocorrências. Os números foram divulgados durante o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, celebrado no dia 27 de julho.

“O número de redução é expressivo e demonstra a importância das ações realizadas. Porém, os registros ainda são muitos e podem ser diminuídos ainda mais se conseguirmos transformar essa cultura da prevenção em algo enraizado no brasileiro. E é por isso que estamos realizando mais uma edição da nossa Semana Prevenir, pois temos convicção de que as ações empreendidas ajudam a construir um futuro mais seguro para todos os trabalhadores do Espírito Santo e do país”, completou Lúcio Dalla Bellardina.

Confira a programação da Semana Prevenir e acompanhe as ações:

Dia 26 – Prevenir na Praia: lançamento da Operação Verão do Corpo de Bombeiros com simulação de resgate, exposição de equipamentos, formatura dos guarda-vidas, entre outras ações.
Dia 27 – Abertura Solene e Entrega do Prêmio Sesi de Boas Práticas em SST
Dias 28, 29 e 30 – Espaço Sesi: aferição de pressão, diagnóstico resumido de estilo de vida saudável e massoterapia nos terminais de Campo Grande, Cariacica e Itaparica
Dia 28 – Rodada de Negócios
Dia 29 – Seminário – palestras técnicas sobre prevenção a saúde e segurança no trabalho.
Dias 02 e 03 – Prevenir no Parques: ações do Corpo de Bombeiros com crianças nos Parques Botânico da Vale e da Cebola.
Dia 04 de dezembro – Entrega do Prêmio Escola Segura
Tecnologia do Blogger.