Uma inesquecível aula de história a céu aberto

O projeto Rolé Brasil, que tem o patrocínio da Faculdade Estácio, estará em Vila Velha na próxima semana

Após cinco anos de sucesso e mais de 100 km de caminhada, o “Rolé” chega ao mais antigo município capixaba. Consagrado como uma das melhores aulas a céu aberto sobre a cidade, o Rolé Carioca retorna aos passeios por outras cidades do país. O encerramento em 2017 do passeio histórico-cultural será em Vila Velha. Assim, no dia 2 de dezembro, a cidade recebe pela primeira vez a edição nacional do Rolé. O Rolé Brasil – Vila Velha, realizado pelo Estúdio M’Baraká com patrocínio da Estácio, manterá a mesma estrutura e perfil de todas as cidades por onde passou: passeios descontraídos, olhares atentos para a história e arquitetura da cidade, professores especialistas nos assuntos abordados e acesso gratuito. O passeio começará na Praça Otávio Araújo, às 10h, e irá até Igreja Nossa Senhora do Rosário, em um rolé de aproximadamente duas horas.

Os passeios, elaborados pelos professores William Martins e Rodrigo Rainha, coordenadores do curso de História da Estácio, expõem fatos, personagens históricos, curiosidades, informações urbanísticas e arquitetônicas de cada região. Os professores prometem um passeio descontraído e convidam para um rolé pela alma encantadora das ruas que tanto dizem sobre a identidade da cidade. Mas sempre com um olhar contemporâneo e linguagem coloquial, permitindo que o público se aproxime da história da cidade.

O objetivo do projeto é difundir a ideia de que a cidade é uma plataforma em constante construção, sendo a história um elemento importante para sua compreensão e potencial transformação. Acreditando neste premissa, a M’Baraká e a Estácio estendem o Rolé a outras capitais do país seguindo os passos da própria universidade, que nasceu no Rio e aos poucos ampliou sua presença em todo o território nacional.

Para a equipe do Rolé, a cidade é ambiente multidisciplinar e os passeios estimulam o diálogo entre a população, o espaço urbano, a memória e as potencialidades da cidade. Para o professor Rodrigo Rainha, coordenador de pesquisa do projeto, “são roteiros pensados para serem feitos a pé, onde os guias são professores e o público é levado a uma aula a céu aberto. A rua é a sala de aula. O quadro é a paisagem urbana e o papo é sobre história, geografia, cultura, arquitetura, urbanismos e meio ambiente... sobre a alma e a identidade da cidade.” Isabel Seixas, coordenadora do projeto, ressalta: “A cidade é o lugar da conversa. Ao dar a chance das pessoas se encontrarem entre si e com a cidade, cria-se uma pulsação. Assim cria-se uma interação com potencial de transformação. O encontro de moradores e visitantes com a cidade, sua história viva e em constante transformação é o objetivo do Rolé Carioca.”


Vila Velha – roteiro do passeio

Vila Velha é o mais antigo município do estado do Espírito Santo, Brasil. Foi fundada em 23 de Maio de 1535 com o nome de Vila do Espírito Santo pelo português Vasco Fernandes Coutinho, donatário da Capitania do Espírito Santo, e foi sede da capitania até 1549, quando esta foi transferida para Vitória e o município passou a ter o nome atual. É o município mais populoso do estado (inclusive superando a capital) sendo a grande maioria da população residente na área urbana. Tem um grande porte Industrial e o maior centro comercial do Estado. Está a 5 km da capital do estado e possui 32 quilômetros de litoral, sendo praticamente todo recortado por praias, as quais constituem importantes ícones turísticos e paisagísticos, como a Praia da Costa, de Itapoã e de Itaparica. Por ser a cidade mais antiga do estado, possui construções do século XVI, como o Convento da Penha e a Igreja do Rosário; do século XVII, o Forte de São Francisco Xavier e do século XIX, o Farol de Santa Luzia. 

Roteiro:
  • Praça Otávio Araújo
  • Convento da Penha
  • Câmara de Vila Velha
  • 38º Batalhão de Infantaria / Forte São Francisco Xavier
  • Ladeira da Penitência
  • Estátua do Frei Pedro Palácios
  • Casa da Memória de Vila Velha
  • Museu Homero Massena
  • Igreja Nossa Senhora do Rosário
Tecnologia do Blogger.