Evento comemora qualidade do rebanho capixaba de cabras e ovelhas

Produzir leite e carne com a qualidade exigida pelo consumidor e a lucratividade que o produtor merece. Esse é o desafio da Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos do Espírito Santo. Para isto, o grupo vem realizando ações de capacitação, gastronomia, visitas técnicas, exposições e feiras. Os encontros propiciam trocas de informações entre criadores, compra e venda de matrizes e reprodutores e diversas oportunidades de negócios entre eles.

Neste sábado, 2, acontece um desses importantes eventos. É o Grande Encontro de Fim de Ano da Ovinocaprinocultura Capixaba. O evento terá palestra técnica sobre manejo sanitário, exposição e venda de animais, além de almoço com cordeiro no rolete e cabrito assado. As inscrições são gratuitas para os associados da ACCOES – Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos do Espírito Santo. Para não sócios a inscrição é R$50,00 (almoço incluso) e pode ser feita no local.

A ACCOES possui hoje 72 associados, criadores de diversas raças como caprinos Boer (raça própria para produção de carne), e Saanen (raça leiteira), e ovinos Dorper, White Dorper e Santa Inês (todos para produção de carne). Destacam-se nos criatórios ligados à ACCOES animais que são Grandes Campeões Nacionais, como o carneiro White Dorper CV 4874, conhecido como Dingo, a ovelha Dorper MR40 ou reservados campeões, como o bode Saanen Abrolhos Sanri. Filhos destes animais ou oriundos dos mesmos criatórios estarão à venda durante o encontro de fim de ano.

Propriedade coletiva

Comprar e manter animais campeões de alta linhagem como esses tem um custo elevado. No caso do reprodutor Dingo, ele foi adquirido em 2016 pela Fazenda Terras de Guará e a sua permanência no Espírito Santo só se tornou possível porque quatro criadores montaram um sistema de condomínio e se tornaram proprietários coletivos do animal. “É o único reprodutor no estado mantido nesse sistema de condomínio”, garante um dos sócios, o criador Neuzedino Alves Victor Assis, presidente da ACCOES. Segundo ele, o sistema permitiu às quatro fazendas usufruir da genética excepcional do animal, produzindo filhos e filhas que vão melhorar a qualidade de carcaças, precocidade nos rebanhos e consequentemente a lucratividade.

A ovelha campeã MR40 nasceu no criatório Dorper Monte Real. É um animal jovem com um futuro brilhante pela frente, conforme avaliação do juiz Philip Strauss, na última Exposição Nacional: "estou muito impressionado com a qualidade dessa jovem fêmea, é o modelo do novo Dorper, é o tipo de animal que devemos buscar, qualidades excepcionais, incrível. Fico muito satisfeito em ver um animal como este no Brasil".

PROGRAMAÇÃO
Local: Saloon/Parque de Exposições de Carapina – Serra- Grande Vitória
9h – Recepção e inscrições
9h30min – Palestra: Manejo Sanitário Preventivo para Verminose e Linfadenite Caseosa, com a professora Doutora Maria G. Gouveia
11h – Avaliação do Projeto Crescer no Campo – Ovinocultura Capixaba – Sebrae/Accoes
12h – Almoço com cordeiro no rolete e cabrito assado
12h30min – Feirão de fêmeas comerciais, machos e fêmeas Dorper e White Dorper puros e caprinos Boer
Os interessados em comercializar animais no Feirão devem fazer contato com a diretoria da entidade através do e-mail administrativo@accoes.com.br.
Contato: Neuzedino Alves Victor Assis – Presidente da ACCOES – 027 99963 1872
Tecnologia do Blogger.