Header Ads


LEIA APÓS O ANÚNCIO

Nos dias 16 e 17 de maio a Universidade Vila Velha (UVV) realizará a 1ª InovaWeek - Meeting de conhecimento com a inovação. O evento é inspirado no InovaTech que teve sua primeira edição no ano passado  e  foi um sucesso tão grande que para este ano a Universidade resolveu ampliar para as áreas de Saúde e Social.

Em 2016, a UVV sediou o 1º Inovatech. Um grande evento da área tecnológica, onde os alunos se envolveram para criar e apresentar novos projetos inovadores e inspiradores que seguissem os temas determinados previamente no edital.

O Projeto InovaTech consiste na implantação de uma metodologia ativa, conhecida como Project Based Learning, envolvendo todas as disciplinas e alunos dos cursos da área tecnológica da UVV. A metodologia se baseia no aprendizado através do desenvolvimento de projetos. Nesse contexto, em grupos de até 20 alunos (de períodos e cursos diferentes), competem em um desafio para desenvolver o melhor projeto.

Um edital contendo as orientações gerais e os critérios de cada uma das categorias estabelecidas foi divulgado em 2016 e contou com a participação de 150 grupos. Para este ano, também acontecerão o InovaSocial e o InovaSaúde, englobando, respectivamente, os cursos da área de humanas e sociais e da área da saúde.

Para a UVV, este é um grande passo rumo à inovação e ao novo olhar para as relações construídas na Universidade. Os projetos são elaborados por grupos de 15 a 20 alunos (na área de Humanas e Sociais os grupos variam de 8 a 12 membros) onde eles pensam um projeto, de acordo com as normas dos editais. Os grupos são multidisciplinares, o que permite a interação de todas as áreas da Universidade, gerando uma troca de conhecimentos enriquecedora e produtiva.

Este ano serão 24 grupos inscritos no InovaSocial, 116 grupos no InovaSaúde e 86 InovaTech. Assim, são aproximadamente 220 grupos de alunos que estão montados seus projetos, o que representa um crescimento de mais de 50% no numero de projetos inscritos no ano passado. “Uma outra novidade para este ano é que haverá competição também de projetos de alunos do ensino médio. Serão 23 grupos de alunos de escolas estaduais e privadas que competirão entre si”, diz a professora e assistente da área de Tecnologia da UVV, Flávia Ferreira Batista.

No Inovatech 2017 os projetos devem estar classificados dentro das áreas: Tema Livre, Robótica Rescue Line, Pontes Treliçadas de Palito de Picolé e/ou Guindaste de Treliças de Madeira. Os projetos devem ser inéditos e conter todos os itens previstos no edital.
   
O  InovaSocial, assim como o InovaSaúde, está sendo realizado pela primeira vez. A iniciativa consiste na implantação de uma metodologia ativa, envolvendo as disciplinas e alunos dos cursos das áreas de Humanas e Sociais da UVV. A metodologia se baseia no aprendizado através do desenvolvimento de projetos. Assim os alunos, em grupos de 08 a 12 alunos, desenvolvem projetos/ serviços para a solução de problemas sobre a temática: Cidades Sustentáveis, que foi dividida em três subtemas: Educação e Cultura, Mobilidade Urbana e Água e Lixo: usos e destinos, conforme edital.

Os projetos devem apresentar soluções para as problematizações sobre:

Educação e Cultura:
1) Como tornar os espaços educacionais mais sustentáveis?
2) Como produzir brinquedos e/ou materiais adequados de forma sustentável para crianças e bebês?
3) Como desenvolver produtos culturais (artesanato, livros, indumentária, alimentação) a partir de material sustentável?
Mobilidade Urbana
1) Como melhorar a mobilidade urbana de forma sustentável?
2) Como melhorar a mobilidade urbana dentro do conceito de cidades inteligentes?
Água e Lixo: Usos e destinos
1) Soluções alternativas para redução do consumo de água?
2) Onde colocar e para onde mandar o lixo?

Os projetos serão avaliados por professores especialistas na área e os três melhores projetos serão premiados. Além disso, os visitantes poderão curtir os projetos através de perfis nas redes sociais do evento e a lista dos mais curtidos será divulgada posteriormente pela organização do evento.

O  Inova Saúde segue a mesma metodologia, porém envolvendo todas as disciplinas e alunos dos cursos da área da saúde da UVV. São grupos de 15 a 20 alunos (de períodos e cursos diferentes), que desenvolvem projetos para a solução de problemas sobre a temática Qualidade de Vida, conforme o edital.

Com o objetivo de promover uma metodologia ativa de aprendizagem, estimular a interação entre alunos calouros e veteranos, promover a integração e troca de conhecimento entre os alunos de todos os cursos da área Biomédicas, Agrárias e da Terra, colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, desenvolver habilidade de trabalhar em equipe e estimular a criatividade. “Além da troca de conhecimento entre alunos de todos os cursos da área Biomédicas, teremos também a troca de conhecimento entre esses alunos com alunos das áreas Tecnológica e Sociais. Teremos projetos construídos por alunos de cursos e de áreas diferentes. Nós estimulamos essa interação e diversificação, pois é isto que de fato acontecerá na vida profissional deles num futuro próximo. Além disso, os projetos serão avaliados por professores especialistas e os melhores serão premiados”, declara João Vicente M. Franquini, coordenador Geral da Área Biomédicas

No InovaSaúde a temática geral definida é a Qualidade de Vida. O tema poderá ser pesquisado nas seguintes vertentes:
1) Inovação em Educação para o Trânsito,
2) Inovação em Nutrição e Estética,
3) Inovação no Cuidado para o Atendimento à Saúde,
4) Meio Ambiente e Sustentabilidade,
5) Tecnologia em Saúde Humana e/ou Animal 


Serviço
1ª Inova Week 2017 – Meeting de conhecimento com a inovação
Dias 16 e 17/05
Horário: 07:30 às 11:30 e das 19h às 22:30h
Local: Campus Boa Vista

Tecnologia do Blogger.