Leia após a publicidade

39 mulheres foram mortas, na região Metropolitana, de janeiro até a última quinta-feira. No ano passado, no mesmo período, foram 21 casos

A Delegacia Especializada em Atendimento a Mulher (DEAM), é um departamento especializado em atender mulheres que sofreram algum tipo de violência. Lembrando que violência, não é só a física, que causa hematomas ou feridas, mas existem também outros tipos e que muitas vezes as mulheres nem se dão conta. A Delegada Amanda da Silva Barbosa, Titular da DEAM fala sobre o papel da delegacia.

“Muitas mulheres ainda não sabem a quem recorrer ou aonde ir para obter ajuda, quando sofrem violência doméstica. Tem muitas mulheres que vem até aqui pra buscar esclarecimento, pois muitas mulheres acham que a DEAM trata de assuntos como pensão. Essa questão cível não é aqui,” explica.


A Lei Maria da Penha, já tem dez anos de existência, mas os números ainda são alarmantes. Somente na região Metropolitana, o número de mulheres assassinadas de janeiro até a última quinta-feira (20), foi 39 casos, no mesmo período do ano passado, esse número foi de 21. “Ano passado a Lei Maria da Penha completou 10 anos, mas o número de casos de violência contra a mulher houve aumento,” afirma.

A delegada ainda dia que existem vários órgãos para ajudar, pois somente assim é possível romper esse ciclo. “O casal tem que dialogar, não é com violência que a gente resolve problemas, pois é necessário quebrar esse ciclo. Ainda mais quando casais que tem filhos, pois eles tenderão a repetir isso. Você não está sozinha, existem pessoas que estão aqui pra ajudar,” finaliza.


Não se cale, pois é necessário quebrarmos esse círculo vicioso. A violência contra a mulher, não pode se tornar algo comum e rotineiro em nossas vidas. Quem precisar de qualquer esclarecimento ou quiser registrar denúncia, basta dirigir-se a Delegacia Especializada em Atendimento a Mulher que fica na Rua Padre Luiz Parenzi, nº 1333, Centro. Sua denúncia pode ser feita também pelo 181 Disque Denúncia. A ligação é sigilosa e gratuita.
Tecnologia do Blogger.