Header Ads


LEIA APÓS O ANÚNCIO
Mesmo com cada vez mais bicicletas nas ruas, muita gente ainda estranha ver pessoas mantendo o carro na garagem ou deixando de utilizar o transporte público para usar a bicicleta diariamente como meio de transporte para o trabalho. Imagina a estranheza quando a pessoa troca o carro por uma prancha e vai trabalhar remando?
Esses são os meios de transporte que alguns servidores e estagiários da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), que fica na Enseada do Suá, em Vitória, escolheram para se locomover de casa para o trabalho diariamente.
E o que eles ganham com isso? Esse tipo de atividade aeróbica aumenta a condição cardiovascular e diminui os riscos de doenças cardiovasculares como infarto e acidente vascular cerebral (AVC). Além disso, de acordo com os próprios servidores, os exercícios ajudam na redução do estresse do dia a dia e melhoram a qualidade de vida por eles não terem de enfrentar os congestionamentos nos horários de pico na Grande Vitória. Eles também afirmam que há o benefício financeiro com a redução dos gastos com combustível.
Para facilitar a ida dos servidores de bicicleta para o trabalho, a Secretaria de Estado da Saúde disponibilizou um espaço na garagem, onde foi implantado um bicicletário. Um dos servidores que vai para o trabalho todos os dias pedalando é Jadilson Denaday da Silva. Ele, que mora no bairro Tabuazeiro, em Vitória, contou que gasta cerca de 20 minutos para percorrer os sete quilômetros de casa até a sede da Secretaria. “Ganho tempo, evito o trânsito e fujo do estresse. Além disso, ainda ganho em poder admirar as lindas paisagens de Vitória. Tudo é uma questão de mudança de hábito”, disse Jadilson.
Quem também fez essa opção foi a servidora Rosângela Machado de Souza. Moradora do bairro Grande Vitória, distante cerca de 10 quilômetros do seu local de trabalho, ela contou que há quatro meses decidiu realizar ações para melhorar a saúde e passou a utilizar a bicicleta para fazer o percurso.
Rosângela contou que sentia muito cansaço físico e dores nas pernas, mas que após iniciar a atividade ela já se sente melhor e emagreceu aproximadamente quatro quilos com os exercícios. “As dores nas pernas desapareceram e estou me sentindo melhor. Também melhora a autoestima”, destacou.
A servidora Gabriela Rosendo Soares, que mora no Parque Moscoso, também optou por se locomover utilizando a bicicleta. Ela contou que fez a escolha para fugir do trânsito intenso e ganhar tempo. “É mais prático, melhora a saúde e aumenta a disposição”, comentou.
Já a servidora Thelma Reis Costa percorre em média 11 quilômetros, de Jardim Camburi até a Enseada do Suá, e faz o percurso em um tempo médio de 30 minutos. Ela contou que o fato de todo o trajeto contar com ciclovia facilitou a tomada de decisão. “É mais rápido e a gente acaba fugindo do estresse do trânsito. Ganho em saúde, melhora a autoestima e ainda incentiva outras pessoas a fazerem o mesmo”, comentou.
Pelo mar
Quando o servidor não mora na capital, precisa atravessar a baía de Vitória. Mas e se em vez de passar por cima do mar, utilizando-se da Terceira Ponte, a opção for deslizar por ele? Isso é o que faz o servidor Guilherme Campello.
Morador de Vila Velha, distante oito quilômetros da Secretaria de Estado da Saúde, ele decidiu, há cerca de três anos, ir para o trabalho em sua prancha de stand up. A prática, segundo ele, é realizada principalmente no verão, época em que os ventos são mais fracos.
“São três anos. Melhoro meu preparo físico, não me estresso com o trânsito e fico bem humorado após uma boa remada. Vou para o trabalho remando pelo menos duas vezes por semana, geralmente no verão, pois os ventos são mais fracos”, relatou Guilherme.
Movimento 21 Dias
O Governo do Espírito Santo está incentivando os capixabas a mudarem os hábitos. Para isso, foi lançado o “Movimento 21 Dias por uma Vida Mais Saudável”. A base do Movimento 21 Dias é a alimentação saudável, a prática de atividades físicas e o convívio familiar.
Cada pessoa pode escolher seu desafio e interagir por meio do site www.movimento21dias.com.br, criado para orientação do usuário, ou pelo aplicativo Movimento 21 Dias, que está disponível para os sistemas Android e iOS.
A ação faz parte do programa Vida Saudável, que tem como objetivo aumentar o cuidado das pessoas com a própria saúde e especialmente a consciência em relação à prevenção. A meta é prevenir doenças como diabetes, hipertensão, obesidade e problemas cardíacos.
O tempo de 21 dias para o desafio foi definido com base em pesquisas que mostram que se uma pessoa consegue manter novos hábitos durante esse período, a possibilidade de conseguir levá-los para o resto da vida é muito maior.
Tecnologia do Blogger.