Leia após a publicidade

A agremiação capixaba de Consolação desfila no dia 3 de fevereiro, no Sambão do Povo, contando a história do cacau e do chocolate

Falta menos de um mês para o Carnaval capixaba e as agremiações estão a mil com os preparativos. Neste ano em que completa 42 anos de existência, o Grêmio Recreativo Escola de Samba Pega no Samba vai homenagear o chocolate e mostrar na avenida um pouco da história do cacau. Com o samba-enredo “Na celebração do chocolate, a Locomotiva dá um show”, a escola de Consolação, comandada pelo presidente Alex Santos, vai apresentar 22 alas, com quatro carros alegóricos e cerca de 1200 integrantes. Os autores do samba-enredo são Breno Almeida, Junior Oliveira, Gabriel Rodrigues, Ney Lopes, Antônio Conceição e Girão.

A inspiração do tema veio do centenário do cultivo do cacau, fruto que dá origem ao chocolate, em Linhares, no Norte do Espírito Santo. O município se tornou um grande produtor e exportador do chocolate especial. A história do chocolate, desde os primeiros cultivadores astecas e maias, passando por lugares que se tornaram referência como Bahia, Espírito Santo e Suíça e até a utilização da iguaria como presente na época da Páscoa vão ser mostrados no desfile.

Uma novidade deste ano é a chegada do carnavalesco Júnior Pernambucano. Ela atuou por 10 anos como carnavalesco da escola Bom das Bocas, no interior do Rio de Janeiro e por cinco anos no Império da Tijuca, da capital carioca. Pelo nono ano consecutivo, a rainha Jordana Catarina vai desfilar à frente da bateria, junto com mestre Jorginho e 170 ritmistas. Além deles, Naymara Nascimento e Rafael Brito prometem brilhar como o novo casal de mestre-sala e porta-bandeira.

Das 22 alas, 15 serão comercializadas. Algumas são intituladas: Divina Plantação, Fruto Sagrado, Semente Dourada, Valiosa moeda de troca, Profeta Asteca, Nativos cultivadores, Picante sabor, Bahia, na boa terra deu cacau, Cacau, centenário de Linhares, A Tentação da Dieta, Presenteando com Amor, Feliz Páscoa, Ouro Branco e Nobre Ingrediente. Já a ala das passistas vai se chamar “A corte chocólatra suíça”.

Destaque para a já tradicional ala coreografada que, dessa vez vai ser chamada de “A Tentação da Dieta”, composta por integrantes da academia Razões do Corpo. Quem comanda esse show e vai desenvolver todos os passos é o professor Nelson Sardinha.

Venda de fantasias
Os protótipos das fantasias já foram apresentados e estão à venda pelo Facebook da escola e também na quadra, localizada em Consolação. Os valores variam de R$100 a R$300. Para quem está pensando em desfilar junto com amigos e familiares, na compra de cinco fantasias da mesma ala, o folião ganha um desconto de 5%. Já na compra de 10 fantasias da mesma ala, o interessado ganha uma. Se comprar uma ala fechada, ganha um desconto de 15%.

Serviço:
Endereço: Quadra da Pega no Samba - Rua Doutor Américo de Oliveira, 455, Consolação, Vitória. Informações: (27) 99612-9204.

Agenda
16 de janeiro – terça-feira – ensaio geral na rua da quadra da escola com bateria Locomotiva e mestre Jorginho, rainha Jordana Catarina, intérprete Danilo Cézar e carro do axé, ritmistas e passistas. Horário: 19h. Gratuito. Local: Rua Doutor Américo de Oliveira, 455, Consolação, Vitória. Informações: (27) 99612-9204.



Samba-enredo: "Na celebração do chocolate a Locomotiva dá um show!"

Doce sabor, aroma de amor
se espalha no ar
Divina semente dos deuses
Fruto sagrado, um convite a viajar
Caiu no gosto e na taça
Na graça do imperador
Ih, as antigas civilizações
Cultuando as tradições
Deu um tom especial
Entre maias e astecas, sou cacau!

Misturar com leite, pra sentir esse frescor
Ouro branco, negro preparado com amor
Doce ou amargo, é especial
A receita do meu Carnaval!

Ganhei novas formas e cores
Prazerosos sabores
OH! Doce tentação
Mostrei o meu valor, toquei seu coração
No mexe-mexe que é bom
e quando amanhecer
É chegada a hora da nossa vitória
O povo na palma da mão
Nossa escola feliz a cantar
Espírito Santo cacau,
Vamos festejar!

Chegou o Pega no Samba
Amor verdadeiro
Celeiro de bambas
Comunidade dá show
Locomotiva avisa
Tem chocolate na avenida
Tecnologia do Blogger.