Header Ads


LEIA APÓS O ANÚNCIO
Aprenda como escolher os melhores lugares e estilos para sua casa

Apesar do nome incomum, o Cobogó já é utilizado por arquitetos há muitos anos. A peça, inclusive, é responsável por dar um ar nostálgico aos ambientes, com aquele quê de simplicidade. Tradicionalmente, o Cobogó surgiu em Recife, em 1929 e se popularizou na década de 1950. O nome peculiar vem das primeiras sílabas dos sobrenomes de seus criadores, os pernambucanos Amadeu Coimbra (Co), Ernest Boeckman (Bo) e Antônio de Góis (Go).

Hoje, os blocos vazados estão mais na moda do que nunca. Em diversos materiais e padrões disponíveis no mercado, as combinações são infinitas. A empresária do ramo de revestimentos Thaise Colodette conta que os Cobogós deixam de ser apenas detalhes nas fachadas ou áreas menos nobres da casa, para se tornarem o destaque dos projetos: “A variedade de cores, texturas, padrões e materiais permite ao arquiteto mais liberdade na hora de utilizar o Cobogó”, conta ela.

Além de proporcionar certa privacidade, as estruturas oferecem melhor ventilação ao ambiente e entrada de luz natural, sendo não apenas elementos construtivos, mas também de decoração, devido aos seus formatos e desenhos. Sejam como divisórias, entre cozinha e área de serviço por exemplo, ou como detalhes em bancadas e fachadas, as aplicações do Cobogó se limitam apenas à criatividade do arquiteto.

Materiais

Na Artmento, na Praia do Canto, é possível encontras os Cobogós em Louça, nas opções fosco e brilhoso, ideais para ambientes mais refinados, como salas de estar ou ainda, como divisória entre o quarto e o closet. Em Cerâmica, os Cobogós trazem um ar mais rústico, com padrões vazados em arabescos e geométricos, tornando espaços como a cozinha, ambientes harmônicos com o resto da decoração pensada para a casa.

Segundo Thaise, é possível ainda encontrar os Cobogós em Concreto: “Esse material é ideal para ambientes externos, trazendo um clima industrial que contrasta perfeitamente com plantas, por exemplo”, finaliza ela.

Serviço
Artmento
Instagram: @artmento
Tecnologia do Blogger.