Leia após a publicidade

Dores nas costas é um dos problemas que já não é mais exclusividade dos adultos, já que a incidência entre crianças e adolescentes, principalmente de 10 a 15 anos, só tem aumentado. Podem ser citadas como causas a postura errada, muito tempo na mesma posição e excesso de peso em mochilas, além das dores de crescimento, por exemplo.

O especialista em coluna e ortopedista, Dr. Alexandre Zam, ressalta que essas dores enfrentadas pelo público infantil estão associadas à escoliose ou cifose. “Recebo muitas mães preocupadas, porque os filhos estão corcundas e sentindo dores nas costas. Na maioria dos casos, a correção da postura e o medicamento adequado já resulta em uma melhora, mas é importante o acompanhamento ortopédico, caso a situação se agrave e para evitar transtornos maiores no futuro da criança”, alerta.

O profissional ainda orienta aos pais a ficarem atentos durante as férias escolares, período em que os pequenos aproveitam para passar mais tempo em frente à TV, videogames, tablets, computares, entre outras práticas em que passam boa parte do tempo em posição incorreta. “Nessa época é comum que as crianças sintam dores no final do dia, pois passaram muito tempo na mesma posição e de forma errada”, ressalta.

E com o início das aulas, também é preciso ficar de olho no peso das mochilas. Mesmo com a opção das bolsas de carrinhos, muitas crianças ainda usam a tradicional mochila. A lei nº 10.759/98 determina que o peso de mochilas, pastas e similares não deve ultrapassar 5% do peso de crianças da pré-escola e 10% do peso do aluno do ensino fundamental, percentual indicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

O que são essas doenças que atingem o público infantil

A ESCOLIOSE Deformidade em curva da coluna vertebral para um dos lados, formando um “S” ou um “C”, e deixa um ombro mais alto que o outro. Isso pode acontecer em quem carrega a mochila em apenas um dos ombros, por exemplo. As escolioses podem apresentar prognósticos muito diferentes, devido à variação da sua progressividade e gravidade de suas curvas. Ou seja, a torção que a coluna faz para os lados, frente e trás é que determinará a gravidade da escoliose, dependendo do grau dessa torção. Os sintomas da escoliose são dores nas costas, braços e pernas.

CIFOSE é a doença que afeta a coluna da pessoa e a deixa corcunda. Isso acontece quando o aumento da coluna vertebral acontece de forma errada, com isso ocorre a deformidade nas costas do paciente. Visivelmente, a doença se caracteriza pela queda dos ombros para frente, fazendo com que a pessoa ande com uma posição diferente das outras, que sempre estão retas e com postura.
A cifose acontece em muitos casos durante a adolescência, pois geralmente jovens sempre sentam em má postura, uma das principais causas da doença. Em pessoas idosas a doença também surge, em decorrência da osteoporose. Alguns jovens que tenham a altura fora do normal estão mais propícios a desenvolver a doença.
Tecnologia do Blogger.