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Com o sol brilhando forte no céu, os óculos do sol são acessórios indispensáveis para curtir o verão e proteger a saúde dos olhos. De acordo com o presidente da Sociedade Brasileira de Oftalmologia, Armando Crema, no verão os cuidados devem ser redobrados, já que “os raios UV (Ultravioleta) chegam com mais intensidade, podendo provocar problemas oculares, como pterígio e ceratite”.

Mas para que os óculos de sol cumpram sua função eles precisam ter lentes com proteção UVA/UVB. O óptico e proprietário das Óticas Paris, Getulio Gomes de Azevedo, ressalta que em busca dos óculos do momento muita gente abre mão da segurança e adquire réplicas que parecem perfeitas, mas que podem causar prejuízo à visão. “Em sua maioria os óculos de sol falsificados não possuem lentes com proteção aos raios ultravioletas e, nesses casos, eles não estão cumprindo sua principal função, que é proteger os olhos da ação dos raios solares”, explica o empresário.

Para se ter uma ideia da gravidade da situação, usar óculos de sol falsificado pode ser mais prejudicial à visão do que não usar óculos algum, isto porque as lentes escuras fazem dilatar as pupilas dos olhos, deixando entrar mais raios UVA/UVB que irão prejudicar a retina e o cristalino dos olhos. “Se o acessório tem proteção ultravioleta, não há risco, mas caso seja falsificado, ele permite que a radiação atinja os olhos diretamente. Por isso é tão importante comprar o acessório original em óticas de confiança”, salienta Getulio Gomes de Azevedo.

Lentes flat espelhadas e armações de metal em alta

A lente flat e sobreposta à armação é uma tendência que continua forte no verão 2018. Ela pode vir na opção espelhada e colorida – o que garante um visual bem futurista por causa da armação não aparente – ou com lentes transparentes que também estão em alta este ano. A novidade pode ser vista em modelos de várias marcas como na coleção Blaze, da Ray-Ban.

Se antes a predominância do acetato era unanimidade no mercado óptico, agora essa realidade muda com a volta das armações em metal. A tendência foi observada durante os eventos do segmento pela diretora de marketing das Óticas Paris, Ana Luiza Azevedo. “Como é bem fininha, a armação de metal deixa o visual mais leve”, conta. Os extremos também estão em alta. Os modelos maxi e mini são os que estão em destaque nos rostos das famosas.
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