Header Ads





Leia após a publicidade

Uma doença que provoca dormência, formigamentos, dores nas mãos e nos dedos e pode até atrofiar a musculatura, caso não seja tratada adequadamente. A síndrome do túnel do carpo é causada pela compressão do nervo mediano que passa por um canal estreito do punho chamado de Túnel do Carpo.

O ortopedista Daniel Pinheiro de Souza, da Clínica GlobalMed, explicou que a síndrome pode ser desencadeada por movimentos repetitivos do punho, obesidade, tumores, diabetes, além de fratura do punho, traumas e tiroidopatias (distúrbios da tireoide). “A queixa mais frequente é dormência ou parestesia da mão, que pode vir acompanhada ou não de dor, inicialmente à noite ou ao amanhecer, com melhora ao agitar ou massagear as mãos e os punhos.”, informou.
A doença também pode atingir grávidas e mulheres que estão amamentando, mas geralmente regride após os períodos de gestação e lactação. “É mais frequente nas mulheres, em aproximadamente 70% dos casos, entre a quarta e sexta décadas de vida, embora possa ser encontrada em homens e em todas as faixas etárias, inclusive em crianças e em jovens”, afirmou Daniel Pinheiro de Souza, que é especialista em doenças de mão.

Se não for tratada corretamente, a síndrome pode evoluir para a redução da sensibilidade ou anestesia do nervo mediano da mão. Em alguns casos, esses sintomas podem irradiar para o braço, ombro e região peitoral.

O tratamento inicial é feito com repouso, imobilização, analgésicos e fisioterapia. Alguns casos, a doença pode ser tratada com injeção de corticoide no túnel do carpo e em casos refratários está indicado o tratamento cirúrgico. O especialista recomenda que, ao perceber sinais da doença, é preciso buscar um ortopedista, para que o tratamento inicie o quanto antes.

Nenhum comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Tecnologia do Blogger.