Leia após a publicidade

Exposição sobre o Corpo Humano une matemática e biologia na UFES, na Inauguração do MMC – Museo de Ciências da Vida.

A vida e o cotidiano estão cercados por números e fórmulas matemáticas. Biologia e matemática, por exemplo, tem mais em comum do que podemos imaginar. Por isso, a partir de 10 de março de 2018, acontecerá na Universidade Federal do Espírito Santo a exposição “A Métrica do Corpo Humano”, mostrando o quão fértil pode ser a inesperada interdisciplinaridade que surg
e ao discutir, de forma integrada, a matemática e a vida, numa visão única de mundo.

Realizada pelo Museu de Ciências da Vida (MCV) da UFES,  a exposição mostrará, através do contato com um acervo de peças anatômicas reais plastinadas,  como o corpo humano é formado e funciona mediante padrões e proporções numéricas, a fim de provocar no visitante o raciocínio matemático, numa abordagem cotidiana multidisciplinar e aplicada à estrutura e funcionamento do corpo humano, além de levá-lo a questionamentos e constatações bastante intrigantes sobre si mesmo.

Contando com um patrimônio cultural e científico valiosíssimo, com cerca de 250 peças, entre ossos, espécimes naturais mumificadas, plastinados ou fixados em formol, além de réplicas realísticas de fósseis de hominídeos e animais pré-históricos, e modelos anatômicos didáticos de órgãos e sistemas, a  exposição “A Métrica do Corpo Humano”, promete surpreender a população espírito-santense com um trabalho, em seu conjunto, inédito no Brasil.

Além do contato com o acervo da mostra, o visitante também poderá participar de uma oficina do corpo humano, onde poderá, na prática, manipular peças anatômicas reais plastinadas, e aprender a utilizar a matemática para entender e calcular alguns parâmetros do funcionamento de nosso corpo.

A exposição, será aberta ao público em geral e também a excursões escolares. Haverá, em parceria com a SEDU e Secretarias Municipais de Educação, a capacitação de  professores da rede pública de ensino básico,  com o conteúdo do MCV e da exposição, permitindo um efeito multiplicador do projeto.

Com o patrocínio da CNPq, Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação dentro da proposta da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2017 com a temática “A matemática está em tudo” , sob a curadoria do Prof. Dr. Athelson Stefanon Bittencourt, a exposição “A Métrica do Corpo Humano” utiliza a maior inovação tecnológica mundial na área de preservação de espécimes anatômicos, a plastinação, além de incorporar o raciocínio lógico matemático ao conhecimento da estrutura e função do corpo humano, o que por si só já é uma inovação.

Exposição “A Métrica do Corpo Humano”
Período: 02/03/2018 a 31/07/2018
Local: Universidade Federal do Espírito Santo
Horário de funcionamento: 3ª a 6ª feira - de 8:30 às 12:00h e de 14:00 às 17:30h,
Sábados -  de 8:30 às 12:30h.

Maiores informações: www.mcv.ufes.br

Informações: 3029-7923 | 98161-9899

Nenhum comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Tecnologia do Blogger.