Leia após a publicidade


“É importante ficar atento ao comportamento do animal para identificar a doença”

A infecção urinária é uma doença que atinge diversas pessoas ao longo da vida, mas você sabia que ela também pode afetar o seu bichinho de estimação? A doença se dá pela presença de bactérias no sistema urinário. A veterinária Manoela Pimentel, do Pet Center Mata da Praia, ressalta que a infecção também pode acontecer pelo baixo consumo de água pelo animal.

“O sistema urinário atua como um filtro do organismo eliminando resíduos através da urina. Se o cão bebe pouca água, sua produção de urina não será suficiente para eliminar todos esses resíduos”, explica a médica veterinária. Os resíduos acumulados podem levar ao desenvolvimento de cálculos, que se alojam em diferentes partes do sistema urinário.  Animais que começam a urinar em pequenas quantidades e várias vezes durante o dia podem estar com o quadro de infecção urinária. Deve-se observar a coloração e odor dessa urina.

Manoela Pimentel é veterinária
“Em casos mais severos, o animal pode ter dor abdominal, apatia e falta de apetite”, afirma Manoela. Nesses casos, procurar um veterinário é imprescindível. É ele quem fará o diagnóstico e indicará o melhor tratamento. É importante ainda ressaltar que essa infecção dos animais pode ser secundária a outras doenças.

O tratamento, assim como nos humanos, é feito com o uso de antibióticos. Mas no caso dos pets, pode exigir cuidados mais específicos como mudança alimentar e alterações de manejo. Para evitar o aparecimento da doença, estimule seu cão a beber água e fique atento aos alimentos que ele ingere. “Uma dieta balanceada é ideal para a boa qualidade de vida de qualquer animal. Em todo caso, visitas de rotina ao veterinário também devem fazer parte dos cuidados”, acrescenta.

Nenhum comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Tecnologia do Blogger.