Header Ads


LEIA APÓS O ANÚNCIO
O temporal que aconteceu na noite dessa segunda-feira (05) em várias regiões do Espírito Santo assustou os capixabas, principalmente, devido a quantidade de raios que puderam ser observados em diversas localidades do Estado.

De acordo com o Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em todo o território capixaba foram registrados um total de 7.680 descargas elétricas. Deste número, 3.900 raios foram do tipo nuvem-solo e os demais aconteceram entre as nuvens.

A maior incidência das descargas aconteceu entre 19h e 23 horas. Para o órgão, o número de descargas totais é considerado muito alto para o Estado, levando em consideração que foram registrados em um período inferior a 24 horas. Somente em Vitória, capital capixaba, 100 raios foram contabilizados.

Já o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), registrou um total de 2.383 raios durante a tempestade na noite desta segunda-feira (5). O município de Mimoso do Sul foi o de maior ocorrência de descargas elétricas, com um total de 326 raios.

Maior número de ocorrências por regiões:

Região Sul:
Mimoso do Sul - 326 raios
Alegre - 165 raios

Região Serrana:
Afonso Claúdio - 102 raios
Santa Leopoldina - 99 raios

Grande Vitória: 
Vila Velha - 88 raios
Viana - 45 raios
Cariacica - 39 raios
Vitória - 8 raios

Previsão para os próximos dias:
Segundo o Climatempo a semana do capixaba será será de tempo instável, a Grande Vitória e todo o Espírito Santo terão mais chuva até o fim da semana. O tempo permanece bastante instável e as pancadas de chuva com raios serão frequentes. Há risco de mais temporais nos próximos dias e que podem ocorrer em qualquer região do estado

As áreas de instabilidade se formam por causa da grande disponibilidade de calor e de umidade, mas também pela proximidade de uma área de baixa pressão atmosférica sobre o mar. Este sistema de baixa pressão se afasta cada vez mais do litoral do capixaba nesta terça-feira, 6 de março, mas uma frente fria está chegando. Esta frente fria também causa novas alterações na circulação dos ventos que vão manter as áreas de instabilidade sobre o Espírito Santo.

A frente fria se aproxima do litoral capixaba até a noite desta quarta-feira e permanece próxima da região até o domingo. Até lá, todo o Espírito Santo terá muitas nuvens, períodos com sol e muitas pancadas de chuva principalmente à tarde e à noite, que podem ser fortes.

Nenhum comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Tecnologia do Blogger.