Leia após a publicidade

A capital capixaba ganhará um importante reforço em sua cena cultural a partir da próxima terça-feira, 20 de março. Na data será inaugurada, na Rua Nestor Gomes, Centro de Vitória, a Galeria Casa Tutti, espaço dedicado a apresentar obras de artistas consagrados e a trabalhar a formação de artistas emergentes na cena das artes visuais do Espírito Santo e do Brasil.
A nova galeria ficará localizada na Casa Tutti, instalada em uma edificação tombada pelo patrimônio histórico municipal. Idealizado pela artista Kyria Oliveira, o projeto conta, também, com seu ateliê e espaço para residência artística, formando um complexo cultural que tem o objetivo dinamizar a cena das artes visuais. O nome é uma homenagem ao pai de Kyria, já falecido.

Outro nome importante na idealização da Galeria Casa Tutti é o de Leo Bahia. O marchand mineiro, especialista em implantação, revitalização e gestão de espaços culturais, desembarcou no Estado com objetivo de movimentar o cenário capixaba com projetos inovadores. Foi proprietário da Léo Bahia Arte Contemporânea entre os anos de 2000 e 2008, em Belo Horizonte, e responsável por revelar nomes como Marilá Dardot, Cinthia Marcelle e Laís Mhyrra, além de participar de feiras internacionais de artes em São Paulo, Buenos Aires, Miami, Nova York, Londres, Basel (Suíça), ARCO (Madrid) e Lisboa. Foi Gerente de Artes Visuais da Fundação Clóvis Salgado – Palácio das Artes, também em Belo Horizonte, e foi secretário executivo do Circuito Cultural da Praça da Liberdade, na capital mineira. O projeto é considerado o maior conjunto integrado de cultura do Brasil e foi desenvolvido pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Cultura e em parceria com empresas da iniciativa privada. Os antigos prédios públicos foram transformados em espaços interativos que buscam espelhar a diversidade: acervos históricos, artísticos e temáticos; centros culturais interativos; biblioteca e espaços para oficinas, cursos e ateliês abertos; além de planetário, cafeterias, restaurantes e lojas.

A inauguração será com a exposição “Improvável” apresentando obras de Portinari, Di Cavalcanti, Guignard, Amilcar de Castro, Franz Weissmann, Waltércio Caldas, José Bento e Gabriela Machado, conceituados artistas visuais do Brasil, responsáveis pelo fortalecimento da arte brasileira no cenário mundial e produtores de algumas das obras mais marcantes do país. A mostra apresenta a diversidade da produção nacional e as suas mais diversas formas de aplicação: desenho, pintura, escultura, objeto e fotografia. 

Exposição “Improvável” – Abertura da Galeria Casa Tutti

Data: 20 de março
Local: Casa Tutti - Rua Nestor Gomes, 160 – Centro – CEP: 29015-150 – Vitória – ES
Horário: de terça à sexta-feira, das 14 às 20 horas, e aos sábados de 10 às 14 horas

Nenhum comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Tecnologia do Blogger.