Header Ads


LEIA APÓS O ANÚNCIO
Mas 2018 pode ser um ano favorável ao crescimento dos investimentos, acredita entidade

Um balanço realizado pela Federação do Comércio de Bens e Serviços e Turismo do Estado do Espírito Santo (Fecomércio-ES), baseado em dados da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), mostrou ter havido um aumento significativo de 7,6 pontos percentuais na taxa média anual de famílias endividadas em relação a 2016. Em média, 72,7% do total das famílias de Vitória estavam endividadas em 2017.

Os indicadores de inadimplência também cresceram no ano, atingindo uma média anual de 48,8% do total de famílias da capital. Essa diferença representou um crescimento de 18,8 pontos percentuais em relação ao nível médio de inadimplência das famílias em 2016.

A expectativa da Fecomércio-ES para 2018 é que seja um ano mais favorável ao crescimento econômico. “O ano que passou foi marcado por muitas incertezas econômicas e políticas. Esse cenário, que vem acompanhado de alto nível de desemprego, influenciou diretamente a queda do consumo, o aumento do endividamento e da inadimplência das famílias que, em Vitória, atingiu o mais alto nível desde que a série histórica foi iniciada”, opina o presidente da entidade, José Lino Sepulcri.
Foto: Pixabay

Tipo de dívida

O cartão de crédito continuou sendo o principal meio de endividamento das famílias em 2017. No entanto, observou-se queda de sua participação, com uma média anual de 53,1%, diferença expressiva quando comparada aos anos anteriores.  Além da menor utilização do cartão de crédito, observou-se uma maior utilização do crédito pessoal, do cheque especial e dos carnês.

Renda familiar

Analisando a situação do endividamento por faixa de renda familiar entre as que possuem rendimento de até 10 salários mínimos e aquelas cujo rendimento é acima de 10 salários mínimos, observou-se que as famílias de mais baixa renda são as que se encontram em maior dificuldade, apresentando uma maior intensidade do endividamento e da inadimplência.

Nota técnica

A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) Anual é um compilado das informações da PEIC mensal, realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e disponibilizada às federações para a elaboração das análises estaduais. A PEIC tem por objetivo dar resposta às questões sobre a investigação na área do endividamento das famílias. A análise dos dados de Vitória/ES é realizada pela Assessoria Econômica da Fecomércio-ES.

Nenhum comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Tecnologia do Blogger.