Header Ads


LEIA APÓS O ANÚNCIO
Depois de muitas horas em frente ao computador, tablet e smartphones, os olhos podem ficam cansados e irritados e a vontade de coçá-los aparece. Depois de acordar, também somos tentados a fazer isso, não é mesmo? O hábito pode parecer inofensivo e traz um alívio imediato para aquela coceirinha chata, mas a verdade é que coçar os olhos pode trazer danos para a saúde ocular.

Aquela velha máxima que, quanto mais se coça, mais dá vontade de coçar, também vale para os olhos. No entanto, a estrutura do órgão é muito sensível e a pressão dos dedos pode lesionar áreas importantes do olho, que no futuro facilitam o desenvolvimento de doenças oculares sérias.

O oftalmologista e cooperado da Unimed Vitória, Bruno Valbon, aconselha não os coçar, pois o ato pode acarretar doenças como astigmatismo, miopia e ceratocone. “Coçar o olho leva a micro traumas e isso pode trazer inúmeros prejuízos para a visão. Esse ato, feito em frequência, pode deformar a córnea, afetando seu formato e espessura, causando uma percepção de imagem distorcida, que chamamos de ceratocone”, explica o médico.

Alerta aos sintomas - Se a vontade de coçar os olhos for excessiva ou os olhos ficarem irritados com frequência é preciso ficar alerta e procurar um médico oftalmologista para uma avaliação dos sintomas. O especialista explica que a coceira nos olhos geralmente vem acompanhado de outros sintomas. “Sintomas como sensação de areia nos olhos, ardência, lacrimejamento e olho vermelho, geralmente vem acompanhados junto a coceira. É sempre importante procurar um oftalmologista se houver algum destes sintomas”, finalizou.

Nenhum comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Tecnologia do Blogger.