Header Ads


LEIA APÓS O ANÚNCIO
O Dia do Agente de Viagens, comemorado no domingo (22), homenageia os profissionais responsáveis por orientar os passageiros na escolha dos melhores roteiros para tornar a viagem mais perfeita

Uma viagem sem preocupações e sem dor de cabeça. É o cenário perfeito para qualquer viajante. Mas por trás da viagem dos sonhos, existe muito trabalho e um profissional capacitado que faz a mágica acontecer. No dia 22 (domingo), é comemorado o Dia do Agente de Viagens, que é o profissional responsável por montar roteiros, esclarecer as dúvidas e orientar os passageiros em todas as escolhas, do destino e hospedagem ao transporte e restaurantes mais adequados às preferências do cliente, tornando-se a peça-chave para toda a cadeia que envolve o turismo.

De acordo com a Associação Brasileira de Agências de Viagem (ABAV), principal órgão de representação da categoria, estima-se que as agências de turismo respondem pelas vendas de 70% das passagens aéreas nacionais e 85% dos assentos nos voos internacionais que saem do Brasil. Os agentes de viagem vendem ainda 75% dos cruzeiros marítimos e fluviais e 90% dos pacotes turísticos, bem como são responsáveis por 60% das reservas de hotel e 28% das locações de veículos. Ou seja, os agentes de viagem fazem acontecer e são fundamentais para manter girando o segmento ‘Turismo’.

Zirinha Santos, que comanda uma das agências de viagem mais antigas de Vitória, há 37 anos com a Tia Zirinha Turismo, afirma que mesmo com o aumento de venda de viagens pela internet e aplicativos específicos de consultas e compras de passagens e hospedagens, as agências ainda dominam o setor. “Além de experiência em montar roteiros, nós ainda conseguimos preços tão atrativos quanto a internet. E sem dúvidas, quem já passou por algum tipo de apuro em alguma viagem sabe a importância que uma empresa do ramo tem, tanto para a organização do itinerário, quanto para atender qualquer tipo de emergência”, analisa.
Juliana Magalhães com o grupo de viagem em Nova York, em janeiro.
Mais do que vender, o agente de viagens presta consultoria e planeja a viagem com base nas preferências do cliente, indicando o hotel, restaurantes que quase ninguém conhece, os melhores lugares para compras, definindo o roteiro com o melhor custo-benefício e, é claro, dando todas as dicas para que a viagem seja perfeita. “O trabalho de agente engloba também resolver qualquer imprevisto que apareça no curso da viagem, como extravio de bagagens, problemas com voos, entre outras questões”, revela Zirinha.

Juliana Magalhães, diretora da Tia Zirinha Turismo, também conta que em setembro do ano passado, durante a passagem do furacão Irma pelo Caribe e Estados Unidos alguns roteiros montados ao longo de meses foram totalmente alterados em menos de uma semana. “E isso só foi possível, pelo fato de conhecermos as pessoas certas a se recorrer em um momento de urgência. Conseguimos remarcar voos e hospedagens sem dor de cabeça para o cliente e, principalmente, sem ônus”, afirma.

Nenhum comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Tecnologia do Blogger.