Leia após a publicidade

O Brasil, de acordo com levantamento feito pela Organização Mundial de Saúde (OMS), é o país que tem a maior taxa de transtorno de ansiedade do mundo. O índice de depressão também é um dos cinco mais elevados do planeta. Quase 10% dos brasileiros têm algum transtorno de ansiedade e a depressão afeta 5,8% da população. Pesam nesse cenário, de acordo com especialistas, fatores socioeconômicos, como pobreza e desemprego, e ambientais, como o estilo de vida nas grandes cidades.

Ainda hoje, muitas pessoas com problemas na saúde mental, sequer conseguem sair de casa para realizar um tratamento psicológico e médico. Essa realidade foi percebida pela Unimed Vitória que criou um serviço inédito no Brasil: a telepsicologia, que é o atendimento psicológico online via Skype, realizado por meio da plataforma digital MentalMap.

Criado em 2017, de forma piloto e com 25 pacientes, o serviço já atende uma média de 80 pacientes que têm fobias específicas, transtornos de pânico, transtornos de ansiedade e fobia social. Os três psicólogos do programa oferecem orientação por tempo limitado, por no máximo 20 encontros virtuais. Os pacientes precisam ter o perfil para utilizar o serviço (avaliado pelo psicólogo num primeiro encontro, que é sempre presencial) e, caso não se adapte, ele retorna para os atendimentos 100% presenciais.

O serviço não é indicado aos pacientes com riscos de suicídio, crises graves e cronificadas, transtornos mentais graves, para quem não tem familiaridade com o ambiente digital e menores não autorizados pelos pais.

Benefícios - Os principais benefícios proporcionados para o paciente da telepsicologia é que ele não precisa esperar vaga em consultório e tem horários flexíveis para suas consultas, além de não precisar se locomover, pois a consulta pode ser realizada em casa ou mesmo em viagens. É preciso apenas que o paciente esteja em um local onde o atendimento psicológico possa ser realizado em condições adequadas e com privacidade.

A coordenadora médica de Medicina Preventiva da Unimed Vitória, Renata Loures Moretto, explica que o serviço de telepsicologia oferecido pela Unimed Vitória é cadastrado no Conselho Federal de Psicologia e segue normas rígidas de atendimento, como orientação pontual, breve, atendimento em lugar privado e balizado pelo Código de Ética Profissional do Psicólogo. A médica lembra que, embora focado nas consultas virtuais, alguns encontros precisam ser presenciais.

Em entrevistas psicológicas realizadas, os pacientes demostraram estar satisfeitos com o atendimento, citando que o uso da telepsicologia é superior às outras formas de terapia. Os pacientes destacam ainda a facilidade e o conforto de acesso às consultas, além da proximidade da relação psicólogo/paciente. “Outros ganhos importantes também são percebidos e vão além da diminuição da ansiedade. O serviço ajuda no aumento da autoestima, na melhora na qualidade de vida e na diminuição do isolamento social”, avalia a médica.

Nenhum comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Tecnologia do Blogger.