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As peças assinadas pela Origens mesclam animais a cenário de devastação e poluição

O pelicano solitário olha o horizonte. No lugar da bolsa abaixo de seu bico, está um saco de lixo preto. Uma tartaruga nada no oceano, mas em vez de ter uma das nadadeiras, ela usa um pé de pato velho e sujo. Um tubarão busca alimento no fundo do mar, mas sua barbatana é uma quilha de uma prancha de surfe.

Todas as cenas fazem parte das peças publicitárias que compõe a campanha que carrega o slogan “A natureza não pode se adaptar a tudo”, criada pela agência Avalanche Vitória para a marca de roupas e acessórios Origens. A campanha tem como objetivo chamar a atenção das pessoas sobre o cenário de devastação e poluição que atualmente vem tomando conta do planeta.

Devido à criatividade e ao impacto das peças, a campanha foi selecionada para participar da ACT Responsible Expo, que acontece no 65º Cannes Creativity Festival, entre os dias 18 e 22 de junho, na França.

O festival de Cannes Lion é considerado um Oscar do mundo da propaganda e reúne as melhores campanhas globais. A exposição na qual as peças brasileiras serão expostas celebra o papel e o impacto da indústria publicitária em questões cruciais como a luta contra a pobreza e exclusão, prevenção de doenças, combate contra o aquecimento global, a defesa dos direitos humanos e a proteção da biodiversidade.

“Quisemos passar a ideia de que ações humanas negativas interferem diretamente no meio ambiente e que, muitas vezes em função delas, algumas espécies podem não resistir”, revela Ricardo Montenegro, diretor de criação responsável pelas peças.

A Origens tem uma longa história de comprometimento com a causa ambiental. Segundo Rafael Miranda, Sócio e Diretor Criativo, a proposta da marca é promover, através da moda, o resgate de nossas raízes e a reconexão com a natureza. “Buscamos sempre nos envolver e estimular a valorização e a preservação da cultura e da natureza, através não somente dos nossos produtos, mas também das nossas estratégias de comunicação. A Origens sempre pensou que, de alguma forma, poderia ajudar a compartilhar boas causas e boas ideias”, afirma.

Dentre as diversas ações socioambientais, a mais recente teve início em 2016. Com o objetivo de arrecadar recursos para as famílias atingidas pelo desastre de Mariana, após o rompimento da barragem de minério, e também de conscientizar as pessoas sobre a preservação do meio ambiente, a Origens desenvolveu a estampa “Rio Doce”. 

Dando continuidade ao trabalho de apoio, agora em 2018, foi lançada a coleção “Água Sagrada” inspirada naquela que está cercada de água: Ilha da Trindade, e naquele que é composto por água: rio Doce. Ambos representam a força e a importância desse recurso natural, que para a marca capixaba, além de fonte de vida, é considerado sagrado.

O dinheiro arrecadado com a venda das peças será destinado ao Instituto BioAtlântica, responsável pela recuperação das nascentes e da vegetação nativa da Bacia do Rio Doce, e a OSCIP Voz da Natureza, que realiza pesquisas inéditas sobre o que pode ser uma das maiores cordilheiras submersas do Atlântico e do mundo, localizada entre Vitória e a Ilha da Trindade.

“Através de nossas estampas, ações, parcerias e, acima de tudo, da nossa vontade de viver em um mundo cada vez melhor, tentamos colaborar na transformação e evolução socioambiental da nossa sociedade” finaliza Rafael.

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