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Um alimento popular, barato e que ainda pode ser preparado de diversas maneiras, até nas sobremesas. E mais: um alimento saudável e benéfico, principalmente na prevenção da anemia, devido sua alta concentração de ferro. Esse é o inhame. Mas seus benefícios não param por aí. Cozido, em forma de puré, em saladas, em sopas ou assado, o inhame pode ser uma excelente aquisição para a sua dieta diária e na manutenção da saúde.

A nutricionista da Unimed Oncologia, Mariana Iannotti, conta que o tubérculo, dentro de uma alimentação saudável e equilibrada, pode auxiliar a reduzir os riscos de doenças como a obesidade, a diabetes, a hipertensão e doenças do coração, dos ossos e do cérebro. E para as mulheres que sofrem com a tensão pré-menstrual, a tão temida TPM, e a menopausa, o inhame também pode se tornar um poderoso aliado.

“O inhame é um alimento funcional por conter em sua estrutura uma substancia chamada de diosgenina. Algumas pesquisas demonstram que a ingestão do inhame pode levar à melhoria dos sintomas da TPM e da pós-menopausa”, conta.

Os compostos antioxidantes do inhame também ajudam a prevenir os mais variados tipos de câncer. Esses nutrientes nos protegem da ação de radicais livres, agentes que podem provocar mutações no DNA que levam a uma proliferação celular desenfreada.

“Dentre as propriedades nutricionais do inhame, se destacam os teores de vitaminas, como a pró-vitamina A, vitamina C e vitamina B6; minerais, principalmente potássio, cálcio, ferro e manganês; e fibras, nutrientes essenciais para a manutenção de uma boa saúde”, avalia a especialista.

Iannotti destaca que, o inhame, um carboidrato complexo assim como a batata e a mandioca, é rico em amido e fibras solúveis, porém cada um tem a sua particularidade. “É sempre importante manter um rodizio entre batatas, inhame e mandioca, por exemplo, para se ter acesso a todos os nutrientes oferecidos por cada um desses alimentos”.

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