Dia 7 de junho é comemorado o Dia Nacional do Catador de Material Reciclável e para que a população possa entender o que esses profissionais fazem, na prática, será realizada uma ação de triagem na Praia da Costa. Moradores de Vila Velha e outros municípios, poderão levar resíduos secos (latinhas, garrafas PET, jornais, vidro) em sacolas azuis e ver de perto o que acontece nas associações de reciclagem.

A realidade hoje, em Vila Velha, não é nada animadora. São recolhidas em média 400 toneladas de lixo por dia, 12,.500 toneladas por mês, e desse total somente 25 toneladas por mês são encaminhados para reciclagem. Esse número já esteve em 40 toneladas mensais de lixo seco em janeiro e vem caindo com o passar do tempo, o que reduz drasticamente a renda dos catadores. Esses trabalhadores, que retiravam salários de aproximadamente R$ 1000 para sustentarem suas famílias, hoje recebem no máximo R$ 600*.

Nas associações, chegam sacolas com dejetos como restos de comida, fraldas descartáveis, seringas, fezes de cachorro misturadas aos resíduos que poderiam ser reaproveitados e assim tornam impossível a reciclagem, contaminando todo o material. O resultado é o pior possível: maior volume de rejeitos nos aterros, alto impacto ambiental, ausência de vagas de emprego para os catadores por falta de resíduos para separação (hoje o Revive só emprega 13 catadores, apesar de ter capacidade para 30 vagas), para citar só algumas consequências.

A ideia da ação que acontecerá na próxima quinta-feira, pensada pela MP Publicidade em parceria com o Movive e com o apoio da Prefeitura Municipal de Vila Velha, é justamente despertar a conscientização das pessoas sobre a importância da destinação correta do lixo. Para que o cenário atual comece a passar por mudanças, iniciativas como essa podem ser encaradas como pontapés. E, nesse sentido, cabe a cada pessoa comparecer e fazer sua colaboração.


Ação: solicitar a população que entregue seu material reciclável no local indicado abaixo:
Onde: no calçadão da Praia da Costa, em frente a Av. Champagnat
Quando: 7 de junho de 2018 (quinta-feira)
Horário: 7h30 às 11h
Mais informações: Itamarcos - (27) 99523-4993

Nenhum comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Tecnologia do Blogger.