Header Ads


LEIA APÓS O ANÚNCIO

Doença inflamatória crônica dos pulmões, a asma se manifesta com sintomas como falta de ar, desconforto respiratório, tosse, ritmo cardíaco acelerado e chiado no peito



Na próxima quinta-feira, 21 de junho, é Dia Nacional de Combate à Asma, doença que atinge cerca de 6,4 milhões de pessoas no Brasil, segundo o Ministério da Saúde. A asma, que muitas vezes começa na infância, pode ser agravada no inverno, devido ao frio e o ao ar seco do período somados à poluição.

A pediatra Sandra Amorim, da GlobalMed Vitória, alerta para a importância de tratar a doença no estágio inicial, especialmente na infância. “A asma, quando não tratada da maneira correta, pode levar a criança a um quadro grave de insuficiência respiratória que pode até evoluir para óbito”, destacou a médica.

O tratamento é feito com medicamentos à base de broncodilatadores inalatórios, além de corticoides via oral ou endovenoso. Por se tratar de uma doença crônica e recorrente, é importante fazer um acompanhamento com pneumologista ou pneumopediatra, em caso de crianças.

Além do tratamento adequado e acompanhamento médico, é importante adotar cuidados para prevenir a asma ou evitar a ocorrência de crises. “Manter o ambiente limpo e ventilado, não fumar, especialmente em casa em meio aos familiares, evitar odores fortes como de perfumes, tintas e outros produtos, estão entre as medidas de prevenção”, orientou a médica Sandra Amorim.

Nenhum comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Tecnologia do Blogger.