Leia após a publicidade

A menopausa é um evento fisiológico natural na vida das mulheres. Porém, algumas encaram a fase como se fosse uma doença. A ginecologista obstetra e especialista em menopausa, Madalena Bandeira de Mello, explica que é importante conhecer os sintomas e mudanças para encarar esse período sem medo e de forma saudável. “A menopausa pode até trazer impactos físicos e psicológicos na vida da mulher. Mas o importante é que elas entendam e encarem o período como mais uma fase de suas vidas. As mudanças da infância para a adolescência marcam o início da vida reprodutiva. Já a menopausa marca o fim desse período”, explica especialista.

O cuidado da saúde nessa fase é muito importante para que a paciente passe pela terceira idade de forma saudável. É difícil determinar quando ocorre a menopausa. O que se sabe é que após os 40 anos e após a interrupção da menstruação por um período superior a um ano, é provável que essa mulher esteja na menopausa.

Segundo a médica, é preciso ficar alerta aos sinais do início da menopausa para que a mulher comece a mudar alguns hábitos e possa ter acompanhamento médico frequente. “Entre os sintomas mais comuns apresentados por mulheres nessa fase são as ondas de calor, ciclo menstruais irregulares, mudanças bruscas de humor e perturbações do sono”, disse a profissional.

Para viver bem com a menopausa

Encarar essa fase de forma madura, leve e descontraída, sem se entregar aos desconfortos, é essencial para manter a qualidade de vida. Confira as dicas da especialista:

Faça exercícios físicos - Fazer exercícios regularmente pode ajudar a controlar o apetite, melhorar a digestão, controlar o peso e contribuir para a saúde dos ossos; além proporcionar efeito positivo sobre as emoções, a saúde mental e vida amorosa.

Controle a alimentação - Procure ingerir mais fibras presentes nas frutas, vegetais e grãos integrais, que ajudam a melhorar a constipação e balancear os níveis de colesterol. Evite alimentos com açúcar e processados, que podem conter muito sal e açúcar, contribuindo para desequilíbrios do açúcar no sangue e ganho de peso. Café, chá preto e refrigerantes podem interferir na absorção de cálcio e aumento dos “fogachos”.

Vá ao ginecologista regulamente - O acompanhamento regular de um especialista é fundamental para tirar dúvidas e passar pela menopausa de forma mais tranquila.

Nenhum comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Tecnologia do Blogger.