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A Copa da Rússia está se aproximando e os torcedores mais fanáticos pela Seleção Brasileira chegam a perder o sono na expectativa de ver os jogadores avançando no torneio e chegando mais perto do hexacampeonato. Mas, desse jeito, o que fica mesmo complicado é ganhar da ansiedade.

Segundo a psicóloga do Programa Viver Bem, da Unimed Vitória, Naíra Delboni, a ansiedade de alguns torcedores mais apaixonados por futebol pode desencadear, entre outras coisas, uma crise de insônia, trazendo como consequências sintomas visíveis como cansaço, falta de energia, sonolência, dificuldade de concentração e irritabilidade.

Para evitar esses probleminhas, algumas mudanças simples podem ajudar a ganhar a partida contra a ansiedade pré-jogo. “Durante os jogos é sempre bom evitar provocações e reduzir ao máximo atitudes que estimulem essa tensão pré-jogo. O que deve prevalecer é o espírito esportivo. Assim, os desequilíbrios emocionais são controlados com mais facilidade”, disse a psicóloga.

Confira abaixo algumas dicas da psicóloga:

  • Ao perceber que está exaltado, tente sair um pouco da frente da tv. Beba água, respire fundo e volte a torcer.
  • Ao deitar evite levar os pensamentos diurnos, principalmente sobre os jogos. Busque se desconectar um pouco e levar pensamentos mais tranquilos que o ajudem a dormir.
  • Se você simplesmente não consegue dormir, tente ler um livro, tomar um chá, ouvir música ou meditar um pouco.
  • Evite o smartphone e o computador antes de dormir, esses aparelhos vão te deixar ainda mais acordado.
  • Atividade física é sempre importante, pois além de trazer benefícios para o corpo, também traz benefícios riquíssimos para a mente.

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