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Ter uma boa formação, sólida experiência na área de atuação, conhecimento de outro idioma e um currículo impecável são fundamentais para a tão sonhada vaga ou até mesmo promoção na atual empresa. Até bem pouco tempo estes elementos significariam uma vida profissional bem-sucedida. Porém, atualmente, além destes atributos as empresas e recrutadores procuram por pessoas que tenham o comportamento adequado à cultura corporativa. De acordo com Kamilla Matos, analista comportamental e diretora da Motivah Coaching, Consultoria & Treinamentos, as empresas já entenderam que para ter funcionários colaborativos e engajados é preciso acertar logo no início do processo seletivo, atraindo pessoas que realmente estejam alinhadas com a identidade da organização.

As empresas já entenderam que para ter funcionários
colaborativos e engajados é preciso acertar logo no início
do processo seletivo, atraindo pessoas que realmente
 estejam alinhadas com a identidade
da organização, afirma Kamila Matos.
“As redes sociais tem sido uma grande aliada nesta busca pelo profissional ideal, o modo como as pessoas se comportam nas diversas redes de relacionamento oferecem à organização uma prévia do comportamento do candidato” informa Kamilla.

Se você está entre os 10% da população economicamente ativa que tem buscado oportunidades para voltar para o mercado de trabalho, vale a pena conferir algumas dicas da coach, para construir uma boa imagem no meio digital.

Utilize um e-mail adequado: Normalmente os candidatos enviam seus currículos por e-mail e é fundamental ter um que soe profissional, informa Kamilla. “Não adianta ser o profissional mais sério e comprometido do mundo se na hora de receber o currículo o recrutador se deparar com o e-mail dojoaogatinhomanhoso@gmail.com” alerta a analista.

Seja cuidadoso com sua foto de perfil: Embora as redes sociais sejam algo de uso pessoal, aqueles que estão à procura de uma nova oportunidade não devem se esquecer que elas também são o meio pelo qual os recrutadores irão querer saber mais sobre você. “Mesmo que o conteúdo da página esteja bloqueado, uma simples foto de perfil pode atrapalhar construção da imagem que você deseja passar para o mercado”, orienta.

Atenção para foto no currículo: Colocar foto no currículo é algo que já caiu em desuso, no entanto algumas empresas solicitam que estas sejam enviadas. A facilidade de se fotografar com o celular acaba fazendo com que algumas pessoas enviem imagens consideradas inadequadas para a situação. “Não envie selfies, fotos tiradas na balada ou com roupas que não contribuam para sua imagem profissional” informa Kamilla.

Verifique o tipo de postagem nas quais seus amigos te marcam: Se o seu nome costuma estar marcado em postagens feitas por terceiros é bom ficar atento. “O envolvimento com conteúdos que fazem apologia à violência ou qualquer tipo de preconceito costumam ser decisivos para eliminar o candidato de um processo seletivo” ressalta.

Reforce os cuidados com LinkedIn: O LinkedIn é uma rede social exclusiva para assuntos profissionais, nela é possível compartilhar vagas, ter acesso aos mais diversos profissionais e construir uma boa imagem profissional. O cuidado no manuseio desta rede deve ser redobrado! Jamais publique fotos ou conteúdos que não se relacionam com o propósito da página, seja ainda mais cuidadoso com a foto de perfil que irá utilizar e por fim seja sempre muito profissional e educado em suas postagens.

Seguindo essas dicas, você separa a vida profissional da pessoal e não deixa que nenhuma venha a interferir na outra e ainda tem a chance de se desenvolver profissionalmente ou conseguir a tão sonhada vaga de emprego.

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