Header Ads





Leia após a publicidade

Tema ainda causa muitas dúvidas


Esse assunto ainda confunde muita gente. Há quem acredite, por exemplo, que usar salto alto e cruzar as pernas são fatores causadores de varizes. Mas não é bem assim. O cirurgião vascular da Unimed Vitória Fernando Tres Silveira explica que há muitas crenças equivocadas sobre o problema e diz que o mais importante é procurar um especialista quando notar veias mais salientes e incômodas nas pernas ou pés. “Vasinho, por exemplo, não é a mesma coisa que variz, mas muitas pessoas ainda se confundem”, pontua. Confira algumas verdades (e mitos)  sobre as varizes.

Mulheres têm mais tendência a ter varizes
Verdade. Nas mulheres, os fatores hormonais podem causar maior dilatação das veias e diminuir a capacidade de bombeamento do sangue.

Usar salto causa varizes
Mito. O salto pode até fazer a panturrilha ficar mais contraída e prejudicar a circulação, especialmente, se a mulher estiver acima do peso. Contudo, o salto não é causa isolada de varizes. A pessoa precisa ter tendência ao problema, usar salto com muita frequência, entre outros fatores associados. Além disso, as varizes também podem acometer pessoas que usam calçados baixos.

Varizes é um problema hereditário
Verdade. Quando há casos na família, as chances de ter aumentam. É preciso estar atento.

Gravidez aumenta o risco
Verdade. As alterações hormonais da gravidez e o aumento do peso são alguns dos fatores que podem causar varizes. O útero também fica maior na gestação e pode pressionar veias importantes das pernas, levando à dilatação.

Vasinhos e varizes são a mesma coisa
Mito. Quando a veia é mais fina e superficial, o chamado vasinho, não há danos para a circulação ou desconforto. Os vasinhos normalmente são tratados mais por questão estética. As varizes são veias mais dilatadas e causam sintomas desagradáveis, como peso e cansaço nas pernas. É sempre importante procurar um especialista para avaliar as veias mais salientes nas pernas e pés.

Existem cremes para tratar varizes
Mito. Cremes podem aliviar sintomas das varizes mas não existe nenhum produto dermatológico que, comprovadamente, cure as varizes. O tratamento adequado dependerá de cada caso. Pode ser feito por cirurgia ou outras técnicas, como radiofrequência e laser. Meias elásticas e medicamentos podem ser indicados como complemento ao tratamento.

Varizes coçam
Verdade. Pessoas com tendência a ter varizes podem sentir coceira nas pernas, principalmente, mais próximo dos tornozelos

Musculação causa vasinhos ou varizes
Mito. A musculação, quando bem orientada, pode até ser uma aliada contra a varizes, já que aumenta a bomba muscular da panturrilha, ajudando no retorno venoso. Atividades físicas como caminhada, bicicleta e corrida também são indicadas. Sedentarismo pode ser um agravante.

Hormônio feminino pode causar varizes
Verdade. Elevações dos níveis de progesterona podem causar dilatação das veias. Por conta do estrogênio, o método contraceptivo oral pode aumentar o número de vasinhos e também contribuir para o surgimento de varizes.

Cruzar as pernas pode provocar o problema
Mito. Esse hábito não causa o problema. O que pode causar é passar muito tempo diariamente na mesma posição, em pé ou sentada, e também o sedentarismo.

Nenhum comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Tecnologia do Blogger.