Header Ads





Leia após a publicidade

Na próxima quarta-feira, 29 de agosto, celebra-se o Dia Nacional de Combate ao Fumo, uma data que reforça a necessidade de se evitar esse hábito tão maléfico à saúde. 

De acordo com a OMS, 7 milhões de pessoas morrem anualmente em todo mundo por causa do tabagismo.  Além de diversos tipos de câncer e problemas respiratórios, o hábito de fumar é um grande inimigo do coração, visto que o uso do tabaco é uma das principais causas de infarto, angina e acidente vascular cerebral (AVC).

“Sem dúvida, o cigarro faz muito mal à saúde cardíaca. É  responsável por aumentar o risco de doenças cardiovasculares, como angina, infarto, acidente vascular cerebral (AVC), além de problemas pulmonares e outras doenças sérias. E Mesmo que ainda não tenha apresentado nenhuma doença cardíaca, com frequência, o fumante mostra-se mais displicente com sua saúde, tendo menos disposição para atividades físicas e menos preocupação com hábitos alimentares e de sono”, afirmou a cardiologista Viviane Coutinho, da GlobalMed Vitória.

Vale lembrar que as doenças cardiovasculares são a principal causa de mortalidade no mundo e estima-se que, até 2020, causarão cerca de 25 milhões de óbitos. 
Alguns estudos revelam que, dos tabagistas que começam a fumar na adolescência, metade morre prematuramente na meia-idade, o que os leva a perder cerca de 20 a 25 anos de expectativa de vida em comparação a quem não fuma.

Nenhum comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Tecnologia do Blogger.