Leia após a publicidade


Alfabetização, Base Nacional Comum Curricular (BNCC), novo modelo de Ensino Médio, carreira e formação de professores, governança e gestão das redes e o desenvolvimento de crianças de zero a seis anos. Essas propostas fazem parte do #EducaçãoJá, que traz medidas de fomento à melhoria da educação, desenvolvidas pela ONG Todos pela Educação, a maior instituição de educação do Brasil, e que foram apresentadas, na manhã desta quinta-feira (20), para profissionais da educação capixaba.

As propostas foram apresentadas pela presidente-executiva da ONG Todos pela Educação, Priscila Cruz, que falou sobre o importante papel da política educacional e no que precisamos avançar nos próximos anos. A visita da foi motivada pelo resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que colocou o Espírito Santo em primeiro lugar em todo o Brasil no Ensino Médio.

Para Priscila, “a educação precisa acompanhar a evolução tecnológica e as mudanças do mundo contemporâneo. Temos um longo desafio com a educação, que é o tema central para um país que quer ter prosperidade, mais competitividade de crescimento e bem-estar social. Não há crise na educação e sim na aprendizagem. Universalizamos o acesso, mas não o direito das crianças de aprenderem. Essa é nossa grande batalha. A educação é a base de um país melhor para todos. Temos que batalhar para que os políticos e governantes coloquem a educação no centro do Brasil que queremos construir”.

“A boa notícia é que a gente não ficou parado. Temos um atraso histórico. Mas alguns pilares foram fincados para construir uma nova base. Temos dados, politicas de base, evidências, experiências de sucesso, como as do Espírito Santo, e temos recursos. Por isso, trouxemos uma série de ações que são uma reforma educacional. Fomos ousados em assumimos um plano estratégico chamado ‘Educação Já’, em que trazemos um diagnóstico bem detalhado, uma estratégia nacional, diretrizes de médio e longo prazo e  também sete medidas prioritárias para os próximos quatro anos”, explicou a presidente-executiva da ONG, detalhando as ações que também já foram apresentadas para os candidatos presidenciáveis.

O secretário de Estado da Educação, Haroldo Rocha, ressaltou a importância do encontro no Espírito Santo e do debate em prol da melhoria da qualidade da educação. "A continuação das políticas da educação é um desafio que a democracia não pode ofuscar. Temos que cuidar para que as políticas públicas tenha continuidade e os resultados continuem aparecendo. Estamos avançando, mas ainda há um longo caminho a trilhar".

O diretor-presidente do ES em Ação, Luiz Wagner Chieppe, destacou que “para gerar mais emprego, a população precisa estar mais bem preparada para aproveitar melhor as oportunidades. Investir em educação é o melhor caminho a seguir. O ES Em Ação está sempre presente para ajudar na melhoria da qualidade da educação capixaba”.

Conhecendo as boas experiências capixabas

À tarde, a presidente-executiva da ONG Todos pela Educação, Priscila Cruz, acompanhada pelo secretário de Estado da Educação, Haroldo Rocha, visitou algumas escolas da rede estadual.

Na primeira visita, conheceu um pouco mais sobre o programa de tempo integral implantado no Estado, na Escola Viva Getunildo Pimentel, em Novo Horizonte, em Serra. Lá, ela foi guiada pelos jovens protagonistas que apresentaram toda a estrutura da unidade, explicando cada detalhe sobre a metodologia e como funciona a dinâmica da escola.

“Essa é a escola que buscamos para todos os jovens. Uma escola em que dá oportunidade para todos aprenderem, desenvolverem seus talentos, as suas competências múltiplas. A Escola Viva é uma referência importante para termos no país nesse momento em que estamos com tantas dificuldades de avançar no Ensino Médio”, destacou Priscila.

Logo depois, foi a vez de conhecer a Escola Estadual Francisco Nascimento, localizada em Jacaraípe, também em Serra. A unidade teve um excelente resultado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e utiliza a tecnologia como aliada da aprendizagem.

Nenhum comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Tecnologia do Blogger.