Leia após a publicidade

A jornalista e pedagoga carioca, Carolina Sanches, fala sobre o assunto para pais no próximo dia 25, na Escola Americana de Vitória, na Enseada do Suá

Hora da leitura Escola Americana de Vitória.
Foto: SET Comunicação
Um dos grandes desafios de pais e educadores do século XXI é fazer com que as crianças tomem gosto pela leitura. O ato de ler é essencial para a formação de qualquer indivíduo, sendo fundamental para trafegarmos no mar de informações que acessamos diariamente nesta era digital que vivemos, como saber ler em múltiplas plataformas, entender fake news, saber pesquisar, saber fazer perguntas, saber conectar informações, fazer leitura midiática, entre outros.

De acordo com a jornalista e pedagoga carioca, Carolina Sanches – que irá ministrar uma palestra na Escola Americana de Vitória no próximo dia 25 sobre a metamorfose e os novos caminhos e tendências da Educação –, hoje em dia “ler” é revolucionário e complexo, por isso é necessário que o leitor seja versátil. “Nos dias atuais, não basta alfabetizar. É importante mostrar para o leitor do nosso novo tempo que ele precisa ter habilidade para ler com a mesma fluência com que monta um castelo no Minecraft e joga PlayStation. É na convergência dessas plataformas que conseguiremos garantir o lugar da leitura e da educação cultural”, ressaltou.

Segundo a especialista em Educação e diretora da Escola Americana de Vitória, Andrea Buffara, a tecnologia pode ser uma aliada da leitura. “Ela pode ser usada para expor o aluno à uma quantidade maior e variada de livros e textos no formato de e-book, por exemplo. No passado, uma criança tinha que comprar os livros ou retirá-los numa biblioteca. Hoje em dia, muitos livros são oferecidos de forma gratuita na internet”, enfatizou.

Na escola, a leitura se inicia desde cedo, já na Educação Infantil, como uma forma de despertar o interesse das crianças pelos livros e estimular a criatividade e imaginação, e este processo se mantém nas séries subsequentes ampliando para a área do conhecimento e pensamento crítico. Apesar da instituição de ensino ser uma grande e importante influenciadora da leitura, os pais podem estimular o gosto pelos livros em casa. “Os pais podem mostrar aos filhos que eles também gostam de ler. É importante os pais serem modelos. A criança que vê a leitura sendo valorizada em casa, vai querer ler também. Antes de dormir é uma boa hora de compartilhar a leitura. É um momento que pode ser usado para forjar laços mais profundos entre pais e filhos(as)”, destacou Andrea Buffara.

Speaker Series

Na próxima terça (25), a jornalista e pedagoga carioca, Carolina Sanches, irá ministrar uma palestra na Escola Americana de Vitória com o tema “Educação em (r)Evolução e Remix”, em que ela falará sobre a metamorfose que a Educação (e o mundo) está passando e como a escola encara esse desafio. A palestra também abordará sobre a importância do “ler” nos dias de hoje.

O evento tem como público-alvo pais interessados no modelo de ensino progressista, em que o foco é a individualidade da criança, com o objetivo de desenvolver suas competências para um futuro de sucesso pessoal e profissional.

Nenhum comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Tecnologia do Blogger.