Leia após a publicidade

O crescimento do mercado de cafés especiais no Brasil tem contribuído para o surgimento de novos postos de trabalho. Os baristas são exemplos de trabalhadores que têm ganhado campo com o aumento da produção e do consumo de cafés diferenciados. Segundo pesquisas, enquanto o consumo do café tradicional tem crescido cerca de 2% ao ano, o dos cafés gourmet crescem em média 13%.

Esse crescimento tem feito profissionais da área “ganharem” o mundo. Responsável em fazer a ponte entre toda a cadeia de produção até o consumidor final, o barista é o alquimista do preparo. Ele tem que entender desde o processo produtivo, quando chega à mão dele, passando pela torra, prova e análise clínica. Ele precisa ter uma visão e entendimento no que aquele processo interfere na qualidade do café.

O barista Emersom Nascimento, um dos mais renomados do país, explica que antes de saber criar o drink e misturar ingredientes, é fundamental preparar um excelente café expresso, que começa na colheita do grão e termina na maneira como ele é servido. Campeão em 2017 no concurso de drinks alcoólicos do Brasil, o profissional foi convidado pelo Meridiano para mediar o curso de barista.

“Um dos drinks que ensinarei será o famoso Irish Coffee que é feito com uísque, mel, café coado e creme de leite fresco. Esse drink é obrigatório. Todo barista aprende a fazer. Também ensinarei a montar o drink Florin, que me fez campeão em 2017. É um refrigerante de café alcoólico. Sua receita leva mel e café do Apiário Florin, gengibre, suco de limão, vodca e o gás”, comentou.

DESTAQUES
DO QUENTE AO GELADO – O sorvete Paletitas em parceria com a Café Caramelo lançou na Super Feira Acaps o picolé cappuccino. O produto estará disponível no mercado em uma semana.

MAIS CORPO – A Cafuso apresentou a nova versão extraforte para atender os consumidores que apreciam a bebida com o sabor e aroma mais encorpados. Disponível nas versões almofada, à vácuo e solúvel, a bebida ganhou um sabor mais intenso graças a um processo de torração escura.

PARA COMER – O Café Meridiano lançou o creme de café produzido a partir do grão café integral ”Meridiano” 100% arábica. Essa inovação permite consumir a aplicar o café para comer exatamente como o chocolate e consumido e aplicado.

CAFÉ COM CACHAÇA – A Buaiz Alimentos trouxe para os convidados o drink brasileirinho, que leva leite condensado, café, cachaça e gelo.

Nenhum comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Tecnologia do Blogger.